menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Turismo > Atrativos Turísticos e Pontos de Visitação

Atrativos Turísticos e Pontos de Visitação



ATRATIVOS TURÍSTICOS



Cooperativa Vinícola Aurora

 

Cooperativa Vinícola Aurora

Rua Olavo Bilac, 500 – Bairro Cidade Alta

(54) 3455-2000

turismo@vinicolaaurora.com.br

www.vinicolaaurora.com.br

 

Visitação:
Segunda a sábado: 8h15 às 17h15 | Domingo: 8h30 às 11h30
Grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento prévio


Recepção turística:
(54) 3455-2095 /(54) 3455-2051


Vinícola Aurora 

No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: A Cooperativa Vinícola Aurora. Um ano mais tarde, já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser não apenas o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente.

 

Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior e mais premiada vinícola do Brasil. Mais de 1.100 famílias se associaram à cooperativa, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo toda a assistência necessária. A equipe técnica se responsabiliza pelo acompanhamento permanente do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta.

 

A conquista da posição que ocupa há mais de duas décadas foi possível graças à constante modernização de seu parque industrial, à alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção. O cuidado extremo com a rotina produtiva, observado a partir da plantação das mudas ao engarrafamento do produto, faz parte da receita de crescimento constante do empreendimento durante todos esses anos.  

 




Maria Fumaça


Estação Ferroviária

Rua Duque de Caxias, s/n - Bairro Cidade Alta


www.giordaniturismo.com.br

Tour Bento 360º - Maria Fumaça >>


O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam numa viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.

A recepção em Garibaldi acontece ao som da música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no retorno a Bento Gonçalves.

É necessário fazer reservas com antecedência.





Parque Temático Epopéia Italiana


Parque Temático Epopéia Italiana

Rua Visconde de São Gabriel, 507 - Bairro Cidade Alta

(54) 3454-1789

www.giordaniturismo.com.br

Tour Bento 360º - Epopéia Italiana >>


Viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região. O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo-o sentir as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil.

Visitar o parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história de um casal de imigrantes, Lazaro e Rosa, bisavós dos idealizadores Susana Giordani e Leonardo Giordani.

Em 2000 metros de área construída, foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos atores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. A visita dura aproximadamente 45 minutos.

 



 

Museu do Imigrante 


Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto 
 

Visitação gratuita: terça a sábado - 8h às 11h30 | 13h30 às 17h30 


Museu do Imigrante >>






Fundação Casa das Artes



Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Atendimento: segunda a sexta - 8h às 11h45 | 13h30 às 17h45


Casa das Artes >>







Casa do Artesão e do Artista Plástico de Bento Gonçalves


 

Rua Duque de Caxias, 115 - Cidade Alta (ao lado da Maria Fumaça)

Atendimento: todos os dias, inclusive feriados - 9h às 18h

Casa do Artesão e do Artista Plástico >>






Biblioteca Pública Castro Alves 


Rua Barão do Rio Branco,  123 - Centro

Atendimento: segunda a sexta - 8h às 18h | sábado: 9h às 12h

Biblioteca Pública Castro Alves >>

 
 

 







PONTOS DE VISITAÇÃO



Pipa Pórtico

 
A Pipa Pórtico é o cartão de visita da cidade, um monumento em formato de barril de vinho (pipa) com 17 metros de altura, construído em 1985, que se encontra na entrada da cidade e anuncia aos visitantes "Você está entrando no mundo do vinho".

Ao lado da Pipa Pórtico: Centro de Atendimento ao Turista CAT - Pipa Pórtico >>







La Fontana

Centro - Via del Vino


Localizada no centro da cidade, na Via del Vino, a fonte ou chafariz de vinho é uma referência turística da cidade de Bento Gonçalves. 

A fonte foi construída com retalhos de pedras, imitando os muros de pedras empilhadas feitos pelos primeiros imigrantes italianos que colonizaram a região.

Próximo ao chafariz, junto à Prefeitura: Centro de Atendimento ao Turista CAT Via del Vino >>

 

 




Monumento aos Imigrantes Italianos


Praça Achyles Mincarone - Bairro São Bento

O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida para construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

 



 

Ponte Ernesto Dorneles


Rodovia BR 470 (divisa entre Bento Gonçalves e Veranópolis)


A Ponte Ernesto Dorneles é conhecida também como Ponte do Rio das Antas, ou Ponte dos Arcos. Localiza-se na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves (distrito de Tuiuty) e Veranópolis, e faz parte da rodovia BR 470.

A ponte não possui pilares de sustentação apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros.





Ferradura do Vale do Rio das Antas

Rodovia BR 470 - Belvedere da Ferradura do Rio das Antas

O Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado entre as montanhas. Neste trecho da foto assemelha-se ao formato de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da BR 470. O local da foto fica a cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, após cruzar a ponte sobre o Rio das Antas e subir a encosta em direção à cidade de Veranópolis.





Conheça também outros locais para passear e visitar em Bento Gonçalves: 


- Praças
>>

 

- Igrejas >>

 

- Rotas Turísticas >>

 

- Turismo Aventura >>

 

 

 

Participando dos Tours você conhece vários pontos de visitação de Bento:


- Bento City Tour >> 

 

- Tour Via del Vino >>

 

- Tour da Experiência >>