menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Turismo > Atrativos Turísticos e Pontos de Visitação

Atrativos Turísticos e Pontos de Visitação



ATRATIVOS TURÍSTICOS



Cooperativa Vinícola Aurora


Cooperativa Vinícola Aurora

Rua Olavo Bilac, 500 – Bairro Cidade Alta

(54) 3455-2000

www.vinicolaaurora.com.br

 

Visitação: Segunda a sábado: 8h15 às 17h15 | Domingo: 8h30 às 11h30

Recepção turística: (54) 3455-2095 /(54) 3455-2051

 

A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. No início dos anos 80 criou um Centro de Recepção Turística, que em 2015 recebeu em torno de 150 mil visitantes por ano.

A maior Coperativa Vinícola do Brasil completou em 2016 seus 85 anos de história contando com 1.100 famílias associadas. Conta com 200 itens de portfólio, 65 mil toneladas de uvas produzidas, entre viníferas e de mesa, exporta para 20 países e está presente em todos os estados brasileiros, somando um total de mais de 500 premiações (Fonte >>). 


Em 2016 coleciona várias conquistas: obteve o maior número de medalhas (7 de ouro e 1 de prata) no IX Concurso do Espumante Brasileiro, realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Enologia em Bento Gonçalves, tornando-se assim a maior e mais premiada vinícola do país em concursos oficiais de vinhos. Comemora também em 2015 o melhor desempenho da vinícola de toda a sua história, um crescimento de 28% em relação a 2014; e o fato de estar por dois anos consecutivos na relação TOP 100 do Mundo.

  


Visitação

Grupos de excursionistas de vários Estados visitam diariamente as instalações da Cooperativa e acompanham de perto o processo de elaboração do vinho.  O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. O trajeto é interligado por túneis, que fazem o visitante vivenciar um pouco da cultura e tradição locais e o romantismo contagiante do mundo do vinho. Ao final da visita, na Cave di Bacco há um varejo com toda a linha de produtos. 

Mini cursos de harmonização de vinhos e espumantes com chocolates, queijos ou com frutas fazem parte dos atrativos oferecidos pela Aurora.



História de Sucesso

A história da Aurora inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem, mantiveram a cultura da vitivinicultura. No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas de Bento Gonçalves reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: A Cooperativa Vinícola Aurora. Um ano mais tarde, já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas. 

A Cooperativa produz vinho, suco de uva e espumante. Toda a produção é orientada por técnicos, que diariamente estão em contato com o produtor fornecendo toda a assistência necessária e acompanhando permanentemente o processo industrial e a qualidade final dos produtos.

O cuidado extremo com a rotina produtiva, observado a partir da plantação das mudas ao engarrafamento do produto, faz parte da receita de crescimento constante da Aurora e de sua trajetória de sucesso, o que  se traduz em premiações nacionais e internacionais  para seus vinhos e espumantes, conquistadas ao longo dos anos.




Maria Fumaça


Estação Ferroviária

Rua Duque de Caxias, s/n - Bairro Cidade Alta


www.giordaniturismo.com.br


Tour Bento 360º - Maria Fumaça >>


O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam numa viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.

A recepção em Garibaldi acontece ao som da música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no retorno a Bento Gonçalves.

É necessário fazer reservas com antecedência.





Parque Temático Epopéia Italiana


Parque Temático Epopéia Italiana

Rua Visconde de São Gabriel, 507 - Bairro Cidade Alta

(54) 3454-1789

www.giordaniturismo.com.br


Tour Bento 360º - Epopéia Italiana >>



Viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região. O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo-o sentir as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil.

Visitar o parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história de um casal de imigrantes, Lazaro e Rosa, bisavós dos idealizadores Susana Giordani e Leonardo Giordani.

Em 2.000 metros de área construída, foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos atores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. A visita dura aproximadamente 45 minutos. 






PONTOS DE VISITAÇÃO




Pipa Pórtico

 
A Pipa Pórtico é o cartão de visita da cidade, um monumento em formato de barril de vinho (pipa) com 17 metros de altura, construído em 1985, que se encontra na entrada da cidade e anuncia aos visitantes "Você está entrando no mundo do vinho".

Ao lado da Pipa Pórtico: Centro de Atendimento ao Turista CAT - Pipa Pórtico >>







La Fontana

Centro - Via del Vino


Localizada no centro da cidade, na Via del Vino, a fonte ou chafariz de vinho é uma referência turística da cidade de Bento Gonçalves. 

A fonte foi construída com retalhos de pedras, imitando os muros de pedras empilhadas feitos pelos primeiros imigrantes italianos que colonizaram a região.

Próximo ao chafariz, junto à Prefeitura: Centro de Atendimento ao Turista CAT Via del Vino >>

 

 


Museu do Imigrante 

Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto
 

Visitação gratuita: terça a sábado 8h às 11h45 | 13h30 às 17h45


Museu do Imigrante >>







Fundação Casa das Artes


Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto


Casa das Artes >>

Na Casa das Artes está localizado o Centro de Atendimento ao Turista - CAT  Casa das Artes >>







Monumento aos Imigrantes Italianos


Praça Achyles Mincarone - Bairro São Bento

O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida para construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

 




Biblioteca Pública Castro Alves

Rua Barão do Rio Branco,  123 - Centro 


Biblioteca Pública Castro Alves >>

 



 

Ponte Ernesto Dorneles


Rodovia BR 470 (divisa entre Bento Gonçalves e Veranópolis)


A Ponte Ernesto Dorneles é conhecida também como Ponte do Rio das Antas, ou Ponte dos Arcos. Localiza-se na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves (distrito de Tuiuty) e Veranópolis, e faz parte da rodovia BR 470.

A ponte não possui pilares de sustentação apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros.





Ferradura do Vale do Rio das Antas

Rodovia BR 470 - Belvedere da Ferradura do Rio das Antas

O Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado entre as montanhas. Neste trecho da foto assemelha-se ao formato de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da BR 470. O local da foto fica a cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, após cruzar a ponte sobre o Rio das Antas e subir a encosta em direção à cidade de Veranópolis.