Turismo > > FENAVINHO

FENAVINHO

Fenavinho

Festa Nacional do Vinho

A Fenavinho - Festa Nacional do Vinho tem como missão principal promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla. O evento projetou o município de Bento Gonçalves nacional e internacionalmente e tornou Bento Gonçalves a 'Capital Brasileira do Vinho'.

A primeira edição da Fenavinho ocorreu em 1967. Em 2007 o evento passou a denominar-se 'Fenavinho Brasil' e a reunir todas as regiões vitivinícolas do país, acompanhando a evolução do vinho brasileiro. Em 2017 a Fenavinho completou 50 anos.

Projetada para unir todos os segmentos ligados à uva e ao vinho, com o propósito de trilhar novos caminhos para a vitivinicultura brasileira, a Fenavinho Brasil contribui para a abertura de novos mercados e para a consolidação da qualidade do vinho brasileiro. A cada edição a Fenavinho mobiliza moradores da cidade e do interior do município com a promoção de eventos culturais e gastronômicos. Nas vinícolas da cidade ocorrem atividades de promoção do vinho, degustações, palestras e mini-cursos.

Em 2019 a Fenavinho realizou sua 16ª edição, depois de oito anos do último evento. A Festa tornou-se viável junto à ExpoBento 2019. Da mesma forma ocorrerá em 2020, para que, a partir de 2022 a Fenavinho possa fazer parte do calendário de eventos da cidade, com edições regulares a cada dois anos.  Na edição de 2019, além do parque de eventos, atrações paralelas ocorreram também no centro da cidade, na Via del Vino, como o 'Vinho Encanado', atração que tornou a festa conhecida por todo o Brasil desde sua primeira edição em 1967. O vinho encanado esteve disponível em dois finais de semana. Na programação, shows com artistas locais, apresentações teatrais, exposição de produtos da agroindústria e artesanato, gincana colonial, desfile de carros alegóricos e a típica gastronomia.

Fenavinho 2020

Atrações:

. Vila Típica: recria ambientes, saberes e fazeres dos imigrantes italianos, com a proposta de resgatar a cultura regional, nos vários campos do patrimônio cultural: arquitetura, artesanato, hábitos, costumes, vinho, gastronomia, teatro, música, e outros.

. Vinícolas: As vinícolas marcam presença na Vila Típica, com espaço ambientado e integrado à área gastronômica, criando um ambiente festivo e de confraternização.

. Enogastronomia: A diversidade da gastronomia italiana saboreada num ambiente exclusivo e temático: massa, polenta, galeto e diferentes tipos de carne, pães e pizzas assados na hora, em forno à lenha.

. Apresentações Culturais: música, dança e muita alegria, valorizaando os artistas regionais.

. Corte da Fenavinho: A corte é formada pela Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini, e pelas Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso. Elas têm a missão de ajudar a promover a festa e divulgar a riqueza cultural, tradições e atrativos de Bento Gonçalves.

. Tastavin: O mascote do Deus Baco, fanfarrão, bonachão e provador de vinho, surgiu nos anos 90. Ele é uma das estrelas da Festa, tem a personalidade da Fenavinho, e é figura recorrente na divulgação e animação do evento.

Eventos paralelos:

. Vinho encanado: Tradicional vinho e suco de uva encanados disponíveis na 'Casa do Vinho', na Via del Vino.

. Desfile de carros alegóricos: Carros alegóricos contam a trajetória dos 129 anos do município de Bento Gonçalves, e dos mais de 50 anos da Fenavinho. Desenvolvidos com auxílio dos distritos, simbolizamo a importância do vinho e a força da nossa cultura.

Local: Parque de Eventos - Bento Gonçalves

Periodicidade: junho ( Calendário de Eventos 2020 >> )

Edição 2020:  17ª edição (junto à Expobento 2020)