menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Turismo > > Avaliação Nacional de Vinhos

Avaliação Nacional de Vinhos






 

A Avaliação Nacional de Vinhos é o um evento de grande importância na vitivinicultura, especialmente pelo seu caráter educativo. Experts, enólogos, enófilos, sommeliers, jornalistas especializados e apreciadores de vinho de vários países se reúnem para conhecer os melhores vinhos de cada safra, participando de degustações juntamente com um painel de comentaristas do mundo inteiro.

Após a inscrição, são coletas as amostras de vinícolas de oito regiões produtoras brasileiras. Técnicos da Embrapa Uva e Vinho e da Associação Brasileira de Enologia (ABE) percorrem as várias regiões do Brasil para a coleta, que consiste em encher nove garrafas de cada amostra inscrita, diretamente dos tanques de aço inox ou das barricas de carvalho. O procedimento leva uma identificação codificada que mantém a vinícola e o vinho incógnitos. A partir do mês de agosto, durante uma semana, mais de cem enólogos avaliam às cegas cada vinho inscrito, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa. Nessa fase são indicados 30% dos vinhos mais representativos da Safra do ano. Entre eles estarão as 16 amostras que serão degustadas por cerca de mil pessoas em setembro, durante a Avaliação Nacional de Vinhos da safra do ano corrente, em Bento Gonçalves.


A Avaliação apresenta a radiografia do setor, servindo de termômetro para diagnosticar e comparar a evolução do Brasil na elaboração de vinhos. 

A Avaliação Nacional de Vinhos é realizada pela Associação Brasileira de Enologia - ABE, sob a chancela da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin - OIV e da Union Internationale des Oenologues - UIOE.


Local: Parque de Eventos - Bento Gonçalves

Periodicidade: anual - em setembro Feiras e Eventos 2019 >> )

Informações: (54) 3452.6289

www.enologia.org.br