menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Turismo > > Setor Moveleiro

Setor Moveleiro

SETOR MOVELEIRO

Bento Gonçalves tem na indústria moveleira a grande força da sua riqueza econômica. O setor opera com tecnologia de última geração e utiliza os mais modernos e qualificados sistemas empresariais e organizacionais do mundo, tornando-o o pólo moveleiro mais expressivo e o mais importante do Rio Grande do Sul e um dos mais fortes de todo o Brasil. O setor moveleiro de Bento Gonçalves representa 8% da produção nacional de móveis, 40% da produção estadual e 56% da produção municipal.

Hoje existem no município 335 indústrias moveleiras registradas, que geram mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. O faturamento anual do setor é de R$ 866 milhões e os números de exportações superam a casa dos R$ 28 milhões.

Nos últimos 5 anos, as empresas locais investiram bastante em modernização tecnológica. Já o aperfeiçoamento profissional também vem merecendo uma atenção especial. Praticamente todas as empresas implantaram o processo de Qualidade Total e oferecem cursos constantes de treinamento e qualificação. O pólo moveleiro conta também com o Curso Superior em Tecnologia Moveleira, cujo objetivo é apoiar na qualificação dos Recursos Humanos. O setor também movimenta o turismo de negócios através da realização de duas grandes feiras. A Movelsul Brasil e a Fimma Brasil.



Fonte: Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Sindmóveis, Movergs, CIC e Hierarquia Sócio-Econômica 2005