menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Turismo > > O Licenciamento do Veículo

O Licenciamento do Veículo

O LICENCIAMENTO DO VEÍCULO



O documento que comprova a quitação dos pagamentos relacionados ao veículo é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV, que é de porte obrigatório para circular e deve ser renovado anualmente. Na renovação é impresso um novo CRLV que será entregue pelo correio no endereço que consta no documento atual.

Para receber o Certificado de Registro Licenciamento do Veículo - CRLV é necessário quitar todos os débitos do veículo:

- IPVA  (Mais informações sobre o IPVA)

- Seguro Obrigatório – DPVAT (Mais informações sobre o seguro)

- Taxa de Expedição do Documento

- Eventuais multas de trânsito

Para veículos isentos de IPVA, o CRLV só será emitido após o pagamento do seguro obrigatório e da taxa de expedição do documento.



Qual o valor a pagar:

O valor de todas as obrigações com o seu carro podem ser consultados no site do Detran (www.detran.rs.gov.br), onde estão disponíveis os valores do IPVA, do seguro obrigatório, da taxa de expedição do documento e de infrações.

 

Quando pagar:

Os pagamentos são renovados anualmente em calendário definido conforme o final da placa do veículo. Os débitos devem ser pagos até a data de vencimento. Calendário de pagamento - Detran >>



Onde pagar:

O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária,  a partir da placa e código RENAVAM,   sem a necessidade de emissão prévia da Guia de Arrecadação. 

Para veículos novos o imposto deve ser pago em parcela única, após o registro do mesmo no DETRAN. O registro deve ser feito em um CRVA – Centro de Registro de Veículos Automotores. Endereço dos CRVAs do Rio Grande do Sul.


www.detran.rs.gov.br