menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Turismo > > Cadastro de Pessoa Física - CPF

Cadastro de Pessoa Física - CPF




Cadastro de Pessoa Física - CPF






 

Novo modelo de Comprovantes CPF com QR Code:
O novo modelo de CPF é utilizado a partir de 2017, utilizando o QR Code no verso para verificação de autenticidade do documento. 

A implementação desse novo CPF substitui os cartões e CPF antigos, que foram encerrados, apesar de continuarem válidos. O novo modelo pode ser feito via internet, ser impresso em papel comum e plastificado. 

 

O que é o Cadastro de Pessoa Física:
o CPF é um número de cadastro que identifica de forma única o cidadão, armazenando suas informações cadastrais. O banco de dados com o cadastro de todos os CPFs é gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB.

O número do CPF de cada cidadão é único e definitivo. A inscrição só pode ser feita uma vez e não é permitido trocar o número do CPF. 




Quem pode ter um CPF:
Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil ou exterior, independente da idade. Não há idade mínima para a inscrição. 
A obrigatoriedade de ter a inscrição no CPF para as pessoas físicas, nos casos elencados nos incisos de I a VI do artigo 3º, da IN 1548/2015.
 



Como imprimir o CPF:
Para imprimir o novo modelo de CPF acesse a página de 'Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF' no site da Receita Federal >>

Após gerado, o comprovante de inscrição no CPF pode ser impresso em papel comum e plastificado pois a sua autenticidade é verificada eletronicamente. 

 



Como saber a situação do CPF:
Consulte a comprovação da situação cadastral e da regularidade do CPF no site da Receita Federal >> 

 


Como comprovar a inscrição no CPF:

São válidos como documento de comprovação de inscrição, desde que acompanhados de documento de identificação:

- O 'Comprovante de Inscrição no CPF' impresso a partir do site da Receita Federal na Internet >>  ou emitido pela entidade conveniada

- Cartão CPF emitido em conformidade com a legislação anterior 

- através da menção do CPF na  Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Previdência Social,  Carteira de Identidade Profissional e Carteiras Funcionais emitidas por órgãos públicos. 

 

 


Onde fazer a inscrição:

Local/Custo

Internet >> (para os que possuem Título de Eleitor) / sem custo

- Entidades públicas conveniadas (consulte >>) / sem custo

- Diretamente na Receita Federal do Brasil / sem custo

- Representações diplomáticas brasileiras no exterior / sem custo

- MRE / sem custo

- Entidades conveniadas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios / com custo

. Casos de não residente no Brasil, inscrição de pessoa já falecida, por solicitação de Conselho Tutelar (para menores em situação de risco), ou por solicitação de órgãos públicos, entidades de assistência social e entidades de saúde pública ou privada: Diretamente na Receita Federal.  

Prazo: O prazo para emissão do CPF nos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e nas entidades conveniadas de atendimento gratuito é o mesmo.





Para atualizar dados cadastrais do CPF:

Para atualizar quaisquer dados cadastrais de seu CPF, preencher formulário eletrônico >> no site da Receita Federal. 

O atual serviço presencial de alteração de CPF continuará sendo disponibilizado em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesse caso há cobrança de tarifa do serviço.



 

Mais informações - CPF:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf