menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Servidores > SESMT

SESMT




Serviço Especializado  em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT




SESMT - Prefeitura de Bento Gonçalves
Avenida Osvaldo Aranha, 1479 - sala 202 (3º andar)
3055-7121 / 3055-7137 / 3055-7423 
Atendimento: 8h às 12h / 13h às 17h



SESMT - na avenida Osvaldo Aranha, 1479 - sala 202 (3º andar)



Equipe do SESMT:

A equipe conta com uma Enfermeira do Trabalho - Coordenadora do SESMT, uma médica do trabalho, um técnico de segurança do trabalho, uma psicóloga, um fisioterapeuta, uma auxiliar administrativo e uma auxiliar de serviços gerais. 

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT da Prefeitura de Bento Gonçalves é o setor responsável pelos serviços relacionados à segurança e saúde física e mental do servidor público municipal, com o principal objetivo de promover a saúde, proteger a integridade dos servidores e a melhoria dos locais de trabalho, reduzindo o risco ambiental a que o servidor esteja exposto na sua função ou no seu ambiente de trabalho e incentivando a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Para isso o setor identifica e quantifica os agentes de risco ambiental no local de trabalho.  

O setor iniciou suas atividades em 25 de agosto de 2008 e está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Administração (RH). Em 02 de abril de 2013 foi inaugurado o Centro de Fisioterapia para o servidor. Junto ao SESMT atua a Junta Médica Pericial do município.



Prevenção

O SESMT acompanha a vida funcional dos servidores através dos exames médicos admissional, demissional, periódicos, exames médicos para retorno ao trabalho e verificação de limitações para a função.
 

É responsável pelas análises preliminares de risco e inspeções de segurança no trabalho nas frentes de serviço (programadas, rotineiras, periódicas e técnicas), treinamento para eliminação ou neutralização dos riscos ambientais (proveniente das atividades laborais), uso e cuidados com os EPI's e os principais hábitos de prevenção à segurança no trabalho.  


Programas educativos

O setor prevê um programa educativo em segurança e saúde no trabalho para disseminar a cultura da prevenção das questões de segurança  e de saúde ocupacional.


Acidentes de trabalho e readaptação

Os registros de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são documentados pelo SESMT e pelo setor de Recursos Humanos. É através da Junta Médica Pericial que são feitas as homologações dos atestados médicos de servidores que necessitem de afastamento. O setor acompanha o tratamento do servidor e a sua readaptação funcional quando do retorno ao trabalho. 


 

Procedimento para comunicação de acidentes do trabalho






Atividades do SESMT

O setor elabora e acompanha os seguintes programas e atividades:

- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO
- Controle e Prevenção de Acidentes do Trabalho - CPAT
- Analise preliminar e levantamento dos riscos do ambiente de trabalho
- Laudos técnicos na área de saúde e segurança do trabalho
- Investigação de acidentes
- Definição dos EPI's por cargo e função
- Ministra treinamentos na área de saúde e segurança do trabalho
- Atua como órgão orientador junto ao servidor público na área de saúde e segurança do trabalho

 

- Programa de Prevenção de Risco Ambiental - PPRA  

O PPRA identifica os agentes de riscos em todas as áreas de atividades desenvolvidas pelos servidores, em cada secretaria, órgão, departamento ou setor.  Os agentes de riscos são específicos para cada atividade e divididos em categorias: químicos, físicos, biológicos e ergonômicos. Estes últimos envolvem a atividade propriamente dita. Para cada risco são feitas medições com o auxílio de equipamentos específicos, os quais garantem a exatidão dos dados fornecidos. Os parâmetros medidos no ambiente são comparados aos parâmetros de normalidade fornecidos por legislação própria.

O PPRA tem seu conteúdo acompanhado e atualizado pelo SESMT, conforme alterações na legislação ou no local de trabalho.

Com esse programa o SESMT pode propor a eliminação dos agentes de risco, através da utilização de Equipamentos de Proteção Coletivos - EPC's,  mudanças de processos de trabalho ou das matérias-primas. Também podem ser minimizados os agentes de risco através da indicação de utilização de Equipamentos de Proteção Individuais - EPI's ou, ainda, definidos treinamentos relacionados à atividade do servidor ou aperfeiçoamento profissional.

 



O PPRA identifica os agentes de riscos em todas as áreas de atividades desenvolvidas pelos servidores, em cada secretaria, órgão, departamento ou setor. Os agentes de riscos são específicos para cada atividade e divididos em categorias: químicos, físicos, biológicos e ergonômicos. Estes últimos envolvem a atividade propriamente dita. Para cada risco são feitas medições com o auxílio de equipamentos específicos, os quais garantem a exatidão dos dados fornecidos. Os parâmetros medidos no ambiente são comparados aos parâmetros de normalidade fornecidos por legislação própria.

O PPRA tem seu conteúdo acompanhado e atualizado pelo SESMT, conforme alterações na legislação ou no local de trabalho.

Com esse programa o SESMT pode propor a eliminação dos agentes de risco, através da utilização de Equipamenteos de Proteção Coletivos - EPC`s, mudanças de processos de trabalho ou das matérias-primas. Também podem ser minimizados os agentes de risco através da indicação de utilização de Equipamentos de Proteção Individuais - EPI`s, ou ainda definidos treinamentos relacionados à atividade do servidor ou aperfeiçoamento profissional;



Equipamentos utilizados na medição: dosímetro (medição sonora) e termo-hidro-anem-luxímetro (medição de temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e intensidade da luz)



 


- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO



É elaborado a partir do PPRA e tem por objetivo especificar procedimentos e condutas a serem adotadas em função dos riscos aos quais os servidores se expõem no ambiente de trabalho. Prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do servidor.

Envolve a realização dos exames médicos: admissionais, periódicos, para adequação de função, para retorno ao trabalho, demissionais.




- Controle e Prevenção de Acidentes do Trabalho - CPAT

Tem por objetivo:
- Registrar o acidente do trabalho. O Registro é feito pelo setor do servidor acidentado e  assistência médica do plantão 24 horas, pronto atendimento, ou, conforme o caso, por médico especialista conforme decreto 6616 de 18/08/2008.
- Após atendimento, entrega do registro ao RH da prefeitura, o qual comunicará ao SESMT e entregar cópia do anexo I e II para análise.
- Analisar os acidentes do trabalho.
- Manter dados estatístico dos acidentes do trabalho.
- Manter programa de ação preventivo de prováveis acidentes do trabalho.



- Centro de Fisioterapia  

O Centro de Fisioterapia foi inaugurado no dia 02 de abril de 2013 e tem como objetivo realizar ações preventivas, auxiliar no tratamento e reabilitação do servidor. 



 

downloads
  • Tipo de Arquivo: .doc
    Tamanho: 0,71 MB

    Procedimento de Acidente de Trabalho
    SESMT_Anexos_I_e_II.doc

  • Tipo de Arquivo: .doc
    Tamanho: 0,76 MB

    Decreto - Regulamenta a Comunicação e Atendimento Médico em Acidente de Trabalho
    Decreto__Seguranca__do_trabalho.doc

  • Tipo de Arquivo: .doc
    Tamanho: 0,77 MB

    Comunicação e Registro de atendimento médico do acidente do trabalho
    SESMT_Organograma_acidente_do_trabalho.doc