menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

> Saúde em Bento - Serviços Oferecidos

Saúde em Bento - Serviços Oferecidos




 

 

Saúde em Bento Gonçalves - Serviços Oferecidos

 

A Secretaria Municipal de Saúde conta com uma rede de atendimento formada por:

- 4 Unidades Básicas de Saúde na zona rural
- 18 Unidades Básicas de Saúde na zona urbana (destas, 12 contam com equipes de Estratégia Saúde da Família - ESFs).

O município também conta com:
- 1 Unidade de Pronto Atendimento - UPA III
- 1 Pronto Atendimento Zona Norte - PA Zona Norte
- 1 Centro de Referência Materno Infantil - CRMI
- 3 Centros de Atendimento Psicossocial - CAPS
- 1 Centro Municipal de Fisioterapia - CMF
- 1 Serviços de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento - SAE/CTA
- 1 Centro de Especialidades Odontológicas - CEO
- 1 Programa Melhor em Casa
- 1 Espaço de Saúde do Idoso
- 1 Unidade Móvel de Saúde


Serviços de apoio como laboratório de análises clínicas, raio-X, mamografia, eletrocardiograma, audiometria e especialidades médicas também estão disponíveis, por atendimento próprio ou serviço comprado (terceirizado).

O atendimento terciário é realizado por um hospital filantrópico, conveniado pelo SUS, com leitos destinados aos pacientes do SUS.

(2019)

 

          ENDEREÇOS E TELEFONES >>    

 

  





SERVIÇOS PRIMÁRIOS



A) Unidades Básicas de Saúde - UBS

As Unidades Básicas de Saúde - UBS são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde - SUS.

Nelas a comunidade pode buscar desde orientações básicas de saúde e consultas, até o encaminhamento para os mais diversos exames, cirurgias ou especialidades médicas. As UBS priorizam a promoção e prevenção da saúde.

 

B) Unidades da Estratégia Saúde da Família - ESF

São unidades com a Estratégia Saúde da Família - ESF. Este programa foi implantado em áreas estratégicas que estão submetidas a maior risco social, definidas em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde. O modelo de assistência tem a saúde da família como estratégia básica de atenção. O processo de trabalho da equipe é a organização de ações destinadas prioritariamente à promoção da saúde e prevenção de enfermidades. Para a operacionalização deste modelo de programa é necessária a programação dos serviços, planejamento local e participação da comunidade.

 

C) Espaço de Saúde do Idoso
O Espaço de Saúde do Idoso está localizado no prédio da antiga Unidade de Saúde Progresso, que foi reformado e reestruturando, passando a ser um local de referência para o cuidado das pessoas idosas . O serviço é específico para a faixa etária acima de 60 anos. 

 

No local realiza-se um trabalho conjunto entre a equipe, o idoso e a família. A pessoa idosa é acolhida e tem suas necessidades atendidas. Ali são oferecidas consultas e serviços de enfermagem, consultas clínicas, prática de atividades físicas orientadas por uma educadora física, e práticas de grupos que são realizadas por acadêmicos de fisioterapia. Também é um espaço de educação continuada para que o idoso se  sinta inserido na sociedade.  

O Espaço de Saúde do Idoso não é um local de urgências e emergências. Para essas necessidades deve-se procurar locais estruturados para um atendimento mais complexo, como UPA ou PA Zona Norte.

O Espaço de Saúde do Idoso foi inaugurado em agosto de 2012.


D) Unidade Móvel
A Unidade Móvel Médica está estruturada em um ônibus, que se desloca aos bairros que não possuem unidade de saúde, facilitando o acesso dos usuários. Atende semanal ou quinzenalmente, conforme cronograma, os bairros: Eulália, Cembranel, Glória, São Luiz das Antas, 40 da Graciema, Imigrante e São João. 

São oferecidas consultas médicas, procedimentos de enfermagem possíveis de serem realizado na unidade móvel e também são dispensados medicamentos, exceto os medicamentos controlados.  

 

 



 

SERVIÇOS SECUNDÁRIOS

 

 

A) Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h



Rua Senador Alberto Pasqualini, 186 - Botafogo

 

 

 

A UPA 24h efetua atendimentos de urgência e emergência durante 24 horas todos os dias da semana. A unidade é composta por 120 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, farmacêuticos, assistentes sociais e atendentes, que se revezam em turnos de 6 e 12 horas. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192, após prestar o primeiro atendimento ao paciente, o encaminha para a UPA ou, em situações mais graves, para o hospital conveniado.

 

O prédio da UPA conta com 1900 metros quadrados de área construída e tem capacidade para 350 atendimentos por dia. Conta com salas estruturadas para observação, intervenções de emergência, inalação, gesso, sutura, medicação, coleta de material para exames, esterilização, área de higienização, de lavagem e descontaminação, dois consultórios médicos adultos e dois pediátricos, assistência social, classificação de risco, repouso masculino e feminino, almoxarifado, banheiros/vestiários internos (masculino e feminino), administração e recepção entre outros setores.  Na UPA, os pacientes podem permanecer em observação por um período de 24 horas para elucidação diagnóstica ou estabilização do quadro clínico. Para tanto, conta com 16 leitos de observação. 

 

A UPA de Bento Gonçalves iniciou seu funcionamento em 18 de junho de 2015. 

 



B) Pronto Atendimento Zona Norte - PA Zona Norte

O Pronto Atendimento Zona Norte realiza atendimentos de urgência e emergência durante 24 horas todos os dias da semana. Realiza em média três mil atendimentos médicos clínicos por mês.

A unidade é composta por cerca de 90 funcionários (07/2018), entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares administrativos e higienização, que se revezam em turnos de 6 e 12 horas. 

O PA Zona Norte está alocado na mesma estrutura física da UBS São Roque e conta com salas para observação, intervenções de emergência, inalação, sutura, medicação, esterilização, área de higienização, de lavagem e descontaminação, três consultórios médicos adultos e um pediátrico, classificação de risco, repouso masculino e feminino, almoxarifado, banheiros/vestiários internos (masculino e feminino), administração, farmácia e recepção entre outros setores. 

O Pronto Atendimento Zona Norte foi inaugurado em 28/06/16.

 

 


C) Centro de Referência Materno Infantil - CRMI

O Centro de Referência Materno Infantil é um serviço especializado reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP. Atende exclusivamente à população de Bento Gonçalves e por protocolos pré-estabelecidos na saúde da mulher e da criança, através de referenciamento. Disponibiliza aos pacientes atendimento integral nas áreas da ginecologia, obstetrícia, pediatria, nutrição, psicologia, psiquiatria e assistência social. 

 

 

 

 

D) Centros  de Atendimento Psicossocial:


- Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS II

O Centro de Atendimento Psicossocial tem por objetivo promover o atendimento psíquico de adultos na área da saúde mental. O CAPS é voltado ao acolhimento humanístico e integral e desenvolve inúmeros projetos de inserção social do doente mental. O atendimento é realizado por profissionais de medicina (clínica e psiquiatria), psicologia, assistência social, terapia ocupacional, enfermagem e massoterapia. 

 

- Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas - CAPS-AD

É um serviço especializado, constituindo-se num centro de referência para o tratamento ambulatorial do indivíduo que enfrenta algum problema relacionado ao uso de álcool e outras drogas, bem como de seus familiares. O serviço oferece aos pacientes atendimento médico clínico, psiquiátrico, psicológico, assistência social e enfermagem, além de grupos terapêuticos. 

O CAPS AD presta o serviço de demanda livre, isto é, o paciente que se dirigir a este serviço, será acolhido no momento da procura, não havendo necessariamente o agendamento prévio para seu primeiro atendimento. Os grupos de acolhimento continuam acontecendo nas 2ª feiras às 14h e nas 5ª feiras às 8h, independentemente do acolhimento na demanda livre. 

 

- Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CASPI

O serviço tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, assim como de suas famílias, visando a prevenção e tratamento de transtornos mentais, reinserção social e estímulo à autonomia dos usuários. São atendidos crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos que apresentem transtornos mentais.

O atendimento é realizado por profissionais da psiquiatria, neuropediatria, enfermeiro, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social e nutricionista para dar apoio às suas diversas atividades como: atendimento individual, em grupos, em oficinas terapêuticas, atendimento à família, atividades comunitárias e desenvolvimento de ações intersetoriais junto às áreas de assitência social, educação e justiça.

O acesso ao CASPI se dá através das Unidades Básicas de Saúde - UBS, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e Ministério Público, que agendam as consultas junto à Central de Regulação.

 


E) Centro Municipal de Fisioterapia - CMF

O Centro Municipal de Fisioterapia (CMF) é um centro de reabilitação física pioneiro na região. Atende pacientes com patologias traumato-ortopédicas, reumatológicas, ocupacionais (LER / DORT`s), patologias correlacionadas a coluna vertebral e algumas patologias respiratórias e neurológicas.


Além da fisioterapia convencional, dispõe de uma equipe qualificada em acupuntura, grupos de atividades com pacientes de Parkinson e modernos recursos de eletroterapia. 




F) Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento - SAE/CTA

 

O Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) presta acompanhamento clínico, pediátrico, ginecológico, psicológico e de Assistente Social à pacientes portadores do vírus HIV, causador da Aids. O Centro também promove a distribuição gratuita de preservativos e medicamentos, atividades preventivas e oferece apoio às vítimas de estupro ou abuso sexual.




G) Centro de Especialidades Odontológicas - CEO  tipo I

O Centro de Especialidades Odontológicas - CEO funciona de segunda a sexta e atende pacientes encaminhados pelo serviço da Atenção Básica, para tratamentos de canal, cirurgias orais maiores, diagnóstico de lesões bucais com potencial cancerígeno, tratamento periodontal (doenças da gengiva e tecidos de suporte dentário), tratamento especializado infantil (seja pela complexidade do problema ou por problemas de comportamento) e atendimento a pessoas com deficiência, que não puderam ser atendidas nas unidades básicas de saúde.

O paciente é encaminhado ao Centro com a consulta agendada com data e horários definidos, evitando filas ou longos períodos de espera.

As pessoas com algum tipo de deficiência que dificulte seu deslocamento podem agendar a consulta odontológica no Centro de forma direta. O responsável vai até uma unidade de Atenção Básica, munido de todos os documentos pessoais da pessoa cuidada e recebe o encaminhamento para atendimento no CEO.

O CEO iniciou suas atividades em 2 de julho de 2018.

 

 

H) Serviço de Assistência Domiciliar - SAD | Programa Melhor em Casa

A Atenção domiciliar complementa as ações existentes nas áreas da promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, integrada às redes de atenção à saúde.

A equipe é multidisciplinar, com médico, enfermeira, técnica de enfermagem e fisioterapeuta, que realizam um conjunto de procedimentos e ações de saúde baseado na necessidade do paciente, em domicílio, estabelecendo uma relação entre equipe de saúde, paciente e cuidadores que humaniza o cuidado e oportuniza o paciente ao mínimo de intervenções possíveis.

Os usuários entram no programa através de critérios de necessidades estabelecidos pelo Ministério da Saúde e são encaminhados através das Unidades Básicas, da Unidade de Pronto Atendimento – UPA III, alta hospitalar e procura pelo usuário.

No serviço de Oxigenioterapia domiciliar, os pacientes que necessitam desse tratamento recebem o auxílio do oxigênio pelo Município quando da desospitalização, até a liberação do Estado, com monitorização de sua saúde através de visitas trimestrais.

Bento Gonçalves implantou o Programa 'Melhor em Casa' em 2014.

 



 

Atendimentos especializados

A Secretaria Municipal da Saúde atende também às seguintes áreas especializadas: Clínica Geral, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Pneumologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Nutrição, Reumatologia, Neurologia, Fonoaudiologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Psicologia, Urologia, Radiologia (Terceirizado), Hematologia (Terceirizado), Oftalmologia (Terceirizado), Cirurgia vascular (Terceirizado), Proctologia (Terceirizado), Gastroenterologia (Terceirizado), Otorrinologia (Terceirizado). Bloco Cirúrgico: Onde são realizados procedimentos em nível ambulatorial.





 

SERVIÇOS TERCIÁRIOS


Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves

Tratamento para alcoolismo e drogadição

 

Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves

 
Distrito de Tuiuty - Comunidade Passo Velho



A Comunidade Terapêutica Rural para reabilitação e tratamento de dependentes químicos está disponível desde 19 de março de 2011. 

A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pelo município e entidades apoiadoras. Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS-AD, que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento, através da equipe de psicólogos, psiquiatras e demais profissionais. O CAPS-AD realiza também o acompanhamento constante com os familiares dos residentes, buscando o sucesso do tratamento.

Na casa de acolhimento os pacientes recebem auxilio psicológico, psiquiátrico, de enfermagem, clínico, medicações e participam de grupos de autoestima. Recebem também a colaboração de entidades. Participam de atividades cotidianas, como limpeza, organização e alimentação. Para atividades físicas a casa possui aparelhos de musculação. Uma das atividades é a produção de casinhas para cachorros, ação que faz parte do projeto 'Posse Responsável', em conjunto com o Gabinete da Primeira-Dama, e que realiza a doação das casinhas para as famílias que necessitam abrigar seus animais de estimação. No horto florestal são cultivadas árvores nativas e flores, utilizadas para plantio nos canteiros do município. 

 

A Comunidade Terapêutica possui 16 alojamentos e capacidade para atender 32 homens adultos. Está situada em uma área de 12 hectares, arborizada, com açudes, horta, um horto florestal, quadra de vôlei e campo de Futebol 7.

 

Em março de 2019 a entidade completou 8 anos, com um número de atendimentos de cerca de 540 pessoas. 







Fonte: Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves