menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

> Sala do Empreendedor - Tipos de empresas

Sala do Empreendedor - Tipos de empresas









Sala do Empreendedor

Tipos de empresas e como registrar





Tipos de empresas

Hoje no Brasil existem diversos tipos de empresas, cada uma com suas características e singularidades jurídicas e tributárias. A primeira coisa que precisa ficar claro ao empreendedor é que cada empresa tem um conjunto de escolhas, é necessário escolher um Tipo Societário + Enquadramento de Porte + Enquadramento Tributário. Veja a seguir a diferença entre cada uma:

 

(clique para ampliar)





 

 

Inscrição para Microempreendedor Individual - MEI


Para ser um Microempreendedor Individual - MEI é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 anualmente (e a partir de 2018, R$ 81.000,00), ser optante pelo Simples Nacional e SIMEI, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria (08/2018).


Características e condições para se tornar MEI:

. Pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário

. Optante pelo Simples Nacional

. Não pode ter filial

. Não pode ser titular, sócio ou administrador de outra empresa


A inscrição do Empreendedor Individual é feita pela internet e somente no site do Portal do Empreendedor:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

 





 

 

Inscrição de Empresário Individual

 

Empresário individual é a pessoa física que exerce atividade empresária. O registro e o arquivamento de inscrição, alteração, extinção e outros documentos de empresário individual devem ser feitos na Junta Comercial.

Informações: http://jucisrs.rs.gov.br/abertura-de-empresas

 

 



 

 

Constituição de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli

 

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli é constituída por uma única pessoa física titular da totalidade do capital, devidamente integralizado no ato da constituição, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no país. A empresa responde por dívidas apenas com seu patrimônio, e não com os bens pessoais do seu titular. Esta nova modalidade jurídica passou a ser adotada a partir de 8 de janeiro de 2012.

Informações: http://jucisrs.rs.gov.br/abertura-de-empresas

 

 





Constituição de Sociedade Limitada - Ltda

 

A Sociedade Limitada é a empresa composta por, no mínimo, dois sócios, pessoas físicas ou jurídicas, com capital dividido em cotas de valor igual ou desigual e cuja administração pode ser exercida por sócio ou não-sócio, devidamente nomeados. O registro e o arquivamento dos atos da sociedade limitada, tais como, constituição, alterações contratuais, atas e extinção e outros ocorre na Junta Comercial.

Informações: http://jucisrs.rs.gov.br/abertura-de-empresas





 


Constituição de Sociedade Anônima - SA

 

A Sociedade Anônima é uma empresa com fim lucrativo que tem o seu capital social dividido em ações, que podem ser negociadas livremente. Pode ser subdividida em aberta, a que capta recursos junto ao público, e fechada, a que obtém recursos através dos próprios acionistas. O registro e o arquivamento dos atos da sociedade anônima tais como constituição, atas e outros ocorre na Junta Comercial.

Informações: http://jucisrs.rs.gov.br/abertura-de-empresas

 

 

 



Constituição de Cooperativa

 

As Cooperativas são sociedades simples, constituídas para prestar serviços aos cooperados, que se unem para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e gerida democraticamente. O registro e o arquivamento dos atos de constituição de cooperativas, independentemente de seu objeto, são feitos na Junta Comercial.

Informações: http://jucisrs.rs.gov.br/abertura-de-empresas

 






 

Constituição de Consórcio

 

As companhias e sociedades sob o mesmo controle ou não, podem constituir consórcio para executar determinado empreendimento. O registro e o arquivamento dos atos são feitos na Junta Comercial.

Informações: http://jucisrs.rs.gov.br/abertura-de-empresas








Para maiores informações, acesse a página de perguntas frequentes >>