Vindima em Vinho Tinta eterniza as belezas da região
07/03/2014 09:22 atualizada em 07/03/2014 09:33

Até o próximo dia 16 de março as belezas da região serão eternizadas em telas que utilizam o vinho de vinícolas da região como matéria prima. As obras podem ser conferidas no Hotel & Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos. A exposição "Vindima em Vinho Tinta", do artista plástico Assis Costa, une o universo da arte e do vinho a partir da técnica denominada vinarela. A mostra está aberta ao público das 14h às 19h.

A exposição de obras pintadas utilizando o vinho é um evento inovador e sem precedentes na região, de acordo com o secretário de Turismo, Gilberto Durante. "É o casamento do universo sagrado do vinho e da arte. A união do turismo e da cultura", comenta.

A mostra é um dos mais de 180 eventos que integraram a programação do Bento em Vindima. "As obras vem de encontro com o orgulho que temos de ser daqui e eternizam o suor daqueles que contribuíram para o desenvolvimento da nossa região. A arte e a cultura fazem parte da historia do nosso povo. Foi assim que os imigrantes desenvolveram a nossa região, com trabalho, fé e cultura", comentou o prefeito Guilherme Pasin durante a vernissage de lançamento da exposição, realizada nesta quinta-feira, dia 6.

De acordo com o artista, este é um trabalho ganhou corpo e atravessou o Brasil. "A técnica vai na essência do que forma a tradição cultural da Serra Gaúcha. As telas retratam a beleza da região, que é um ícone no país. A pintura constrói e desperta emoções. É uma mágica que só a arte é capaz de realizar", salienta.

O lançamento da exposição também marcou a inauguração da galeria de arte do Hotel & Spa do Vinho, um espaço inédito em hotéis na região. De acordo com a diretora do empreendimento, Deborah Villas-Bôas Dadalt, as obras foram escolhidas, pois harmonizam com a proposta do hotel, que é voltado para o universo do vinho. "O vinho não é só bebida e alimento, é um produto cultura", destaca.

A exposição é uma realização da Steffen Projetos e Eventos Culturais e Prefeitura, através da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, com apoio do Hotel & Spa do Vinho, Giordani Turismo, Hotel Villa Michellon, Vinícola Salton, Vinícola Aurora, Don Giovanni Vinhos, Vinhedos e Pousada, Revista Adega e Lídio Carraro Vinícola Boutique.

Foto: Emanuele Nicola