menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Supervisoras participam de reunião sobre Programa Vereador Mirim
19/05/2017 17:22 atualizada em 19/05/2017 17:28

Nesta sexta-feira, 19, supervisoras de Anos Iniciais e Anos Finais da rede municipal de ensino participaram de uma reunião com a secretária Municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, e o diretor da Câmara, Henrique Nuncio, em que foi apresentado o Programa "Vereador Mirim". 

 

Na ocasião, o Presidente e o Diretor da Câmara explicaram no que consiste o programa, as etapas que serão realizadas e quais são os objetivos com a execução do projeto.


Inicialmente, será feito um sorteio que vai definir qual escola cada Vereador da Câmara de Bento Gonçalves irá visitar. Entre os dias 03 e 31 de Julho, ocorre a visita para esclarecer questões relacionadas à proposta e para estimular os alunos, candidatos a Vereador Mirim, com o tema: "O que é política? Qual é o papel do Vereador?".


Em seguida, cada escola irá eleger uma Comissão Eleitoral, coordenada por professores e composta por alunos. A eleição dos Vereadores Mirins acontece no dia 24 de agosto de 2017, sob orientação e fiscalização da Comissão Eleitoral da Escola.


A Coordenação do Programa da Câmara poderá acompanhar o processo eleitoral nas escolas para sanar quaisquer divergências. O Vereador Mirim eleito vai discutir junto à comunidade escolar, a elaboração da proposição a ser apresentada na Sessão simulada.


O tema sugerido pela Coordenação do Programa é: "O Município em que Quero Viver". Está prevista também uma reunião prévia com os Vereadores Mirins e os Suplentes, a fim de fazer o sorteio dos Vereadores da Câmara que irão apadrinhar os Vereadores Mirins.


Na sequência, será iniciada a formação dos Partidos (fictícios) criados pela Comissão Organizadora do Projeto, além da eleição da Mesa Diretora e dos líderes de partidos.


A conclusão das atividades ocorre com a culminância da sessão simulada, prevista para ser realizada durante as festividades da Semana do Município, em data a ser divulgada previamente.


O Programa Vereador Mirim visa fomentar o desenvolvimento da consciência política nos alunos, promover a formação da cidadania, elucidar qual é o papel do Poder Legislativo Municipal e proporcionar a integração entre o mesmo e as instituições de ensino de Bento Gonçalves.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/ SMED

BANCO DE IMAGENS