menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

SMED promove palestra sobre Multiletramento
12/06/2018 15:47 atualizada em 12/06/2018 15:54

Na noite de segunda-feira, na Fundação Casa das Arte, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a palestra “Multiletramento na Pós - Modernidade: Linguagens e Produção de Sentido”, com a professora e doutoranda Fabiana Kaodoinski, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A atividade faz parte do cronograma de formação dos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação e contou com, aproximadamente, 250 participantes, entre professores de Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Coordenadores Pedagógicos e Vice- Diretoras das EMIs.

 

De acordo com o novo contexto em que se encontra a humanidade, a Educação necessita inserir novas abordagens relacionadas ao letramento e à alfabetização. Nesse sentido, novos elementos como visuais, sonoros, gestuais, linguísticos combinam-se e alteram o conceito de letramento. “A leitura abriga distintas linguagens, e suas articulações estão presentes no mundo sociocultural de fronteiras alargadas e em mudança. Diante disso, o conceito de multiletramento acolhe as possibilidades de múltiplos sistemas comunicativos, bem como, novos significados e combinações”, destaca Fabiana.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios, tendo como principal objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até os 8 anos, ao fim do 3.º ano do Ensino Fundamental, enfatizando a Língua Portuguesa e a Matemática e está em sintonia com a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Na programação, os Professores inscritos no PNAIC terão ainda, no dia 16 de junho, um Piquenique Literário, a partir das 10h, na Escola Municipal de Tempo Integral – Professora Nilza Côvolo Kratz, com as seguintes  atividades:

 

16/06/18 – PIQUENIQUE LITERÁRIO

Local: EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz

Oficina 1- Contação de História – Professora Drª Marli Cristina Tasca Marangoni

Oficina 2 – Dança, música e teatro – Professora Rosana Três

Oficina 3 – Exploração de Espaços/Psicomotricidade – Professor Dejair da Rosa Bento

 

O encerramento das atividades do PNAIC acontecerá no dia 25 de junho, onde haverá uma confraternização entre os participantes e relatos de experiências vivenciadas pelos grupos no decorrer do programa.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

 

BANCO DE IMAGENS