menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Skate, slackline e jiu-jítsu no currículo escolar
24/04/2014 09:31 atualizada em 24/04/2014 10:01

As aulas de educação física dos alunos da rede municipal de ensino contarão com novas modalidades a partir deste ano. Skate, slackline e jiu-jítsu passarão a integrar o currículo escolar como forma de diversificar a prática esportiva e de descobrir novas habilidades. "Entendemos o esporte como uma ferramenta muito importante para auxiliar o desenvolvimento das potencialidades do aluno, o que reflete positivamente também dentro da sala de aula", destaca a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.

 

De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, antes da prática virar realidade nas escolas, os professores participarão de capacitações. "Desta forma eles terão mais subsídios para repassar aos alunos", comenta. O secretário explica que as modalidades foram escolhidas levando em conta seus benefícios e a popularidade entre os jovens.As três modalidades foram demonstradas durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de 2014, na terça-feira, dia 22 de abril, e animou os presentes. Em 2013 outras capacitações também foram realizadas, nas modalidades de vôlei e rugby.


Conheça as modalidades

Jiu-jítsu: É uma arte marcial japonesa que utiliza golpes de articulação para imobilizar o oponente. Basicamente usa-se o peso e a força do adversário contra ele mesma. Essa característica da luta possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. Traz ao seu praticante preparo físico completo e ajuda a desenvolvem um enorme senso de consciência corporal, o que leva à autoconfiança e disciplina interior. Também ensina valores sociais positivos como respeito, honestidade, humildade e dignidade. Atualmente mais de 300 crianças e adolescentes praticam o esporte no contraturno escolar com apoio da Prefeitura.

 

Skate: Consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha com quatro pequenas rodas e dois eixos. Executam-se manobras de baixos a altos graus de dificuldade. O esporte é bastante elogiado por especialistas pela sua capacidade em desenvolver uma melhor consciência corporal, tônus muscular e flexibilidade. Além do uso do corpo, o skate é uma atividade que trabalha bastante a mente dos seus praticantes, melhorando a concentração, aumentando a confiança e estimulando a criatividade.

 

Slackline: Também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada". Consiste em uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. e poder ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. Fornece um ótimo exercício físico que fortalece todos os músculos do corpo, principalmente os membros inferiores e a região abdominal. O slackline trabalha também alguns atributos psicológicos, como equilíbrio e concentração.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Carina Furlanetto 

ÁUDIOS

BANCO DE IMAGENS