Serviço de Inspeção Municipal atrai comitiva de São Domingos do Sul
15/10/2019 14:19 atualizada em 16/10/2019 14:21

Nesta terça-feira, 15, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Bento, setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, recebeu a visita técnica de mais um município. Uma comitiva de São Domingos do Sul veio à cidade conhecer os procedimentos do serviço.

O SIM faz o registro e fiscaliza os estabelecimentos que se dedicam ao abate, industrialização e/ou comércio de produtos de origem animal. Até o momento, cerca de 40 municípios já buscaram a Capital do Vinho para obter respaldo técnico.

A comitiva, formada por profissionais da Secretaria da Agricultura e Emater, e produtores, veio ao Município para conhecer estabelecimentos credenciados no órgão, verificar procedimentos, a estrutura administrativa e a organização do setor. A indicação de Bento Gonçalves como referência ocorreu por meio do governo estadual.

A produtora da Letícia Gatto Jaroceski destacou suas impressões. "Foi bem interessante. Nós vimos a organização, o bom relacionamento, a cumplicidade e a parceria do serviço com o produtor", frisa.

Em São Domingos do Sul, o SIM está sendo estruturado, sendo que a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) já foi encaminhada. Em Bento Gonçalves, a adesão ao Sistema ocorreu em 2017.

Dentre os comentários sobre a experiência em Bento Gonçalves os integrantes da comitiva ressaltaram suas percepções. "Vimos à importância do setor como apoiador, a facilidade dos estabelecimentos se regularizarem e o ótimo assessoramento por parte do Serviço. Tudo muito acessível, experiência muito boa", pontuou Felipe Karlinski.

A visita foi acompanhada pelo coordenador do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Cristiano Selbach. "É muito importante essa troca de conhecimentos entre os serviços de inspeção, com realidades diferentes, porém buscando o mesmo objetivo que é a qualidade dos produtos. Então, essa troca de experiências entre os municípios é vantajosa para ambos os lados", afirma Selbach.

Os empreendimentos registrados no SIM e indicados ao SUSAF passam a possuir permissão para comercializar seus produtos em todo o território do Estado. Atualmente, quatro empresas indicadas possuem essa autorização: Queijaria Valbrenta, Fidare Comércio de Alimentos Ltda, Casa de Carnes Razzera e agroindústria Zaccaron.

Também integraram a comitiva, Henrique Guidini, Mariana Chenet Cipriani e Lauro Carminatti. O técnico agrícola Rudinei Heissler também acompanhou o encontro.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Laura Kirchhof/ Divulgação