Semana do Brincar encerra com entrega de brinquedos para as escolas
24/05/2013 15:50 atualizada em 28/05/2013 10:54

Um cerimonial diferente, embalado pelos gritos, gargalhadas e brincadeiras de um grupo de alunos do jardim A, da Escola Municipal Infantil Feliz da Vida, foi assim, que nesta sexta-feira 24, foi comemorado o encerramento da Semana do Brincar. Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, a atividade aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio, quando as escolas realizaram diversas brincadeiras com crianças de zero a quatro anos. Na oportunidade as diretoras das 18 escolas infantis receberam um saco contendo 50 brinquedos.

A Semana do Brincar foi realizada em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, comemorado no dia 28 de maio. A data foi estabelecida em 1990, durante uma conferência da International Toy Library Association, ITLA (Associação Internacional de Brinquedotecas). Para o ITLA, a razão de promover o Dia do Brincar é enfatizar a importância das brincadeiras para todas as pessoas, especialmente para as crianças.

Segundo a Secretaria da Educação, Iraci Luchese Vasques, o objetivo foi proporcionar aos alunos atividades lúdicas, que envolvessem a comunidade escolar e os pais.O trabalho nas escolas foi diversificado, contando com resgate de brincadeiras de rodas, jogos e utilização de material reciclado. "Com a brincadeira a criança tem crescimento cognitivo intelectual e aprende a compartilhar com os seus colegas", destaca.

Para o Prefeito Guilherme Pasin, o momento foi de ressaltar a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. "O momento da brincadeira é muito importante para estimular as crianças. Brincando elas aprendem coisas novas, como interagir umas com as outras", ressalta.

Fotos: Carina Furlanetto

ÁUDIOS