menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Semana de Astronomia de Bento Gonçalves atrai público de 1,6 mil
06/03/2020 16:33 atualizada em 06/03/2020 16:56

“Foi uma experiência maravilhosa. Muito lindo de ver o Céu e poder conhecer o que o compõem: os planetas, as estrelas, as estrelas-cadentes”.  O encantamento da aluna Daniele De Oliveira Da Silva, 11 anos, da EMEF Tancredo Neves, e do público de 1,6 mil que participaram das atividades do AstroBento, reflete a curiosidade e a busca pelo conhecimento sobre a astronomia.

 

Daniela Borges Pavani, professora do Departamento do Astronomia do Instituto de Física da UFRGS e diretora do Planetário da UFRGS, comemora que o balanço foi mais do que positivo: “o sucesso do AstroBento se deve muito ao engajamento da cidade. Vínhamos trabalhando com a SMED e sua Assessoria Pedagógica há cerca de um ano. E a Astronomia sempre chama a atenção do público, visto que tivemos pessoas de municípios da região como Veranópolis, Caxias do sul, Carlos Barbosa e Nova Prata”.

 

Há 20 anos o Campus de Astronomia da UFRGS promove o Planetário Itinerante. Essa descentralização permite que a produção do conhecimento da área possa chegar a população das mais diferentes formas. Seja por meio de uma simples observação do céu por meio de telescópios, seja por assistir aos filmes dentro do planetário, entra-se em contato com, mesmo de forma simples, com a Astronomia.

 

A professora Andréia Brevia Cavalli, da EMEF Ouro Verde, destaca que “os alunos são muito curiosos e fazem perguntas ‘como a gente chega no Sol? Os planetas, onde estão localizados?’. Quando temos a oportunidade de vivenciar essa experiência ficamos mais próximos da vida e do Universo e isso nos permite explorar e buscar respostas de fontes confiáveis como o Instituto de Astronomia da UFRGS”.

 

Iraci Luchese Vasques, Secretária Municipal de Educação, salienta que: “nossos estudantes tiveram a oportunidade estarem mais próximos ao que estudam em sala de aula. E perceberam que há muita informação e conhecimento além de nossa compreensão”.

 

Paralelo ao evento, Bento Gonçalves sediou o Simpósio da União Astronômica Internacional/(IAU) "Symposium 359 - Galaxy Evolution and Feedback across Different Environments (GALFEED)". O objetivo geral do evento é que está no cerne da produção e divulgação científica. Em torno de 180 profissionais, de 15 países, debateram pesquisas realizadas de forma individual ou em grupo.

 

Daniela frisa que “o Simpósio é de fundamental importância para as Ciências, pois é o que propicia o avanço do conhecimento. As pesquisas precisam ser debatidas para serem validadas. Para que isso ocorra, é necessário ter acesso a metodologia pra se repetir podendo assim atingir os mesmos resultados apresentados pelas pesquisas feitas individualmente ou em grupos”.

 

A Semana de Astronomia de Bento Gonçalves foi uma realização do Instituto de Astronomia da UFRGS, Departamento de Astronomia - Instituto de Física da UFRGS, FAPERGS, Instituto de Física e contou com a apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Educação e de Turismo, Fundação Casa das Artes, e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED

BANCO DE IMAGENS