Secretaria de Agricultura participa de aula inaugural de curso de agronomia
11/08/2017 11:53 atualizada em 16/08/2017 09:41

Nesta quinta-feira 10, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) participou da aula inaugural do curso de agronomia do Instituto Federal do Rio Grande do SUL (IFRS) sobre a gestão ambiental rural.

O evento abordou a problemática ambiental do esgotamento dos recursos naturais que comprometem as gerações futuras, enfocando na importância da qualificação dos engenheiros que assessoraram os agricultores quanto à proteção do meio ambiente e o processo de construção de uma sociedade sustentável.

Visto que o mundo está mais globalizado e competitivo, o setor agrícola cresce e se solidifica no cenário regional, como importante elo da cadeia produtiva. Dessa forma, a aula promoveu um debate voltado para um universo mais específico, identificando como vem sendo tratada a questão do uso dos agrotóxicos nas propriedades rurais do município e os benefícios da prática de uma agricultura sustentável.

O Secretário João Carlos da Silva posiciona-se no sentido de que “o homem, na busca da sobrevivência, sempre afetou o ambiente natural. As transformações ambientais foram intensificando com o advento da industrialização nas cidades e a introdução da mecanização agrícola na propriedade rural. As atividades desenvolvidas na produção agropecuária, se não forem bem manejados, podem interferir no equilíbrio ambiental e, portanto, na sustentabilidade da agricultura familiar”, salienta.