Reunião do Trade Turístico e Comtur apresenta planejamento de ações para 2020
11/02/2020 17:04 atualizada em 12/02/2020 09:45

Cerca de 80 pessoas participaram na manhã desta terça-feira, 11, da primeira reunião do ano do Trade Turístico e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que ocorreu na Vinícola Casa Fontanari, no Caminhos de Pedra. Na pauta, foi apresentado o planejamento de ações para 2020 e detalhes sobre a Movelsul.

O encontro foi aberto pelo prefeito Guilherme Pasin, que deu as boas-vindas aos presentes. "Quero agradecer a todos que estão reunidos aqui, que tanto fazem pelo turismo na nossa cidade, que é um dos principais motores do desenvolvimento do município", pontuou.

Na sequência, a presidente do Comtur, Márcia Ferronato, destacou o sucesso do Jantar Sob as Estrelas, que reuniu um público de 20 mil pessoas na última sexta-feira, 27, e mobilizou os representantes do setor a contribuírem na execução de um projeto que retratará a história da gastronomia e hotelaria "uva e vinho".

Em suas falas, o proprietário da Vinícola, Vitor Fontanari e o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Élson Schneider, destacaram a importância do segmento para a região. Representando a Secretaria da Cultura, a servidora Josiane Lucatelli, fez um convite aos presentes para prestigiarem o Bento Jazz & Wine Festival, marcado para os dias 27, 28 e 29 de março.

A apresentação sobre a Movelsul 2020 foi realizada pela diretora de Serviços do Sindimóveis, Letícia Farina. O evento, que é a maior feira de móveis da América Latina, ocorre de 16 a 19 de março em Bento Gonçalves. Em 2018, foram mais de 30 mil visitantes, cerca de 250 expositores e a participação de mais de 30 países.

Em 2019, Bento Gonçalves recebeu cerca de 1,7 milhão de visitantes. Em oito anos, o número obteve um crescimento de 150%. Na ocasião, o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, apresentou os dados do ano anterior, como a sazonalidade do turismo, perfil e taxa de permanência do visitante, número de atendimentos nas Centrais de Atendimento ao Turista (CAT's), entre outros. Mais informações podem ser obtidas no link: https://bit.ly/2OMhQ9S

Parisotto também mostrou que o turismo participou de 16 feiras/eventos nacionais e internacionais, buscando parcerias com operadores de turismo e também ampliando a divulgação do destino turístico.

Em 2020, está programado a participação em dez feiras nacionais, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Paraibá. Além disso, estarão presentes em oito eventos internacionais no Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Peru.

Criado no início de 2019, o Empreendedor Virtual chegou a mais de 200 cadastros e Alvarás Turísticos criados. O Alvará possibilita mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e a medição do crescimento, para poder definir estratégias de fomento ao ramo, não gerando custo adicional ao empreendedor.

Com relação ao calendário eventos de 2020, além da abertura da Estação Vindima e do Jantar sob as Estrelas, que já ocorreram, outros destaques são o Primeiro Festival do Suco de Uva, Programação da Doce Páscoa com desfiles temáticos, II Festival do Balonismo, III Festa Nacional da Música e Natal Bento 2020.

No âmbito de capacitações, a previsão é que sejam ofertados 12 cursos de harmonização de vinhos com chocolates e queijos, realização do Congresso MoviMente com palestras técnicas, Congresso Internacional de Comtur's Atuasserra e Fórum Municipal de Turismo.

"Apresentamos nosso planejamento de 2020 e todas as ações que serão realizadas esse ano, dando destaque para a promoção e qualificação turística, mas também a tudo aquilo que envolve a nossa cidade, sempre pensando nos eventos e ações que visam melhorias na nossa comunidade", ressaltou Parisotto.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Laura Kirchhof