Projeto de eficiência energética da iluminação pública será executado em março
13/02/2020 17:26 atualizada em 13/02/2020 17:28

O projeto de eficiência energética, elaborada pela Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) em parceria com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), que foi contemplado pela chamada pública da RGE no ano passado, começará a ser executado em março. A iniciativa, que irá proporcionar melhorias na iluminação pública, gerará uma economia de cerca de R$ 140 mil/ano aos cofres públicos.

Os prazos foram definidos em reunião da coordenação nesta quinta-feira, 13. O projeto contempla melhorias na iluminação em três locais: Ginásio de Esportes, Praça CEU e na extensão das ruas Nelson Carraro, Fortaleza, 10 de Novembro, Osvaldo Aranha, Guilherme Fasolo e Avenida São Roque. No total, será realizada a troca de 458 pontos de iluminação.

O projeto apresentado pelo Município obteve um recurso de R$ 738.670,16, na modalidade sem repasse, na qual a concessionária RGE (CPFL) executa o projeto aplicando os recursos e posteriormente faz a doação das obras ao município, através de um Termo de Cooperação Técnica.

Estiveram participando da reunião, o secretário da SEGIMU, Gilberto Rosa e o adjunto da pasta, Delarci Martins de Lima, secretário da SEDES, Eduardo Virissimo e adjunto Fabiano Martins, o engenheiro da RGE, Cristian Sippel, consultora de negócios da RGE, Polyanna Cunha Lesbik, o engenheiro elétrico da Mobilidade Urbana, Delton Picolo, e o coordenador esportivo Leonador Prezzi.

No que as melhorias irão consistir?

No Ginásio de Esportes, será realizada a substituição da iluminação da quadra e das arquibancadas. Atualmente, a iluminação do local é constituída de lâmpadas de vapor metálico, que serão trocadas por refletores de LED. A redução do consumo de energia será de cerca de 50%.

Com a nova iluminação, que atenderá ao padrão da FIFA para eventos esportivos classe II, o espaço poderá atrair mais eventos e competições de nível nacional e até internacional, de qualquer modalidade, sem precisar de iluminação extra.

Na Praça CEU, o projeto contempla a substituição da iluminação externa do espaço, onde serão substituídas as lâmpadas de vapor metálico por luminárias de LED. A estimativa é que com a nova iluminação, a redução do consumo de energia seja de aproximadamente 55%.

Já nas ruas Nelson Carraro, Fortaleza, 10 de Novembro, Osvaldo Aranha, Guilherme Fasolo e Avenida São Roque (em um total de extensão de 8,5 km), a atual iluminação com lâmpadas de vapor de sódio/metálico será substituída por luminárias de LED (da divisa com Garibaldi até o 6º Batalhão do Exército). Também serão substituídos os braços com a instalação de modelos mais adequados as vias. A redução do consumo de energia será em torno de 40%.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura