menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Projeto Contantes visa à formação de escritores no município
08/02/2019 09:07 atualizada em 08/02/2019 09:17

Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, o Projeto Contantes tem como foco a formação de novos escritores. Nesse sentido, a escrita é manifestada pelo ser humano, numa busca constate de criar e recriar o tempo e o espaço que ele habita. Nesse fluxo contínuo, o escritor é um artífice desta condição que o possibilita investigar a realidade e seus interditos.

 

Dessa forma, o projeto se expressa no intuito de aperfeiçoar o desenvolvimento de percepções e habilidades úteis à criação literária. Focada no gênero narrativo e produção de contos, o projeto tem uma oficina gratuita, ministrada pelo professor Douglas Ceccagno, que irá inspirar novas vozes a aperfeiçoar os sentidos de quem quer conhecer um pouco mais os mecanismos da escrita. Ao fim dos encontros, será publicada uma antologia dos melhores contos produzidos na oficina, com capa do ilustrador Humberto Nunes, especialmente desenhada para o projeto.

 

O proponente Rogério Rodrigues destaca que o projeto nasceu da necessidade de se estimular uma construção dialógica de novas vozes para a escrita: “a partir de conversas com amigos e pessoas ligadas a cultura no município que identificaram falta de cursos de formação literária na região. Para um escritor poder se desenvolver através de oficinas é muito difícil dada a escassez desse tipo de formação. E minha necessidade como escritor iniciante de formação, de um ambiente de trocas com outros escritores também principiantes”.

 

Nesse empreendimento, Rodrigues enfatiza uma das características primordiais da função da Cultura nas sociedades: “o novo é o que move o mundo das artes e da cultura, sem menosprezar os grandes mestres do passado. Podemos sempre revisitar aquilo que já é clássico, mas se ficarmos presos ao que está estabelecido não há avanços. Cultura e Arte sem quebra de paradigmas, sem rupturas, ficam muito sem graça. E a possibilidade de estarmos abrindo a literatura para novas narrativas é um sentimento de euforia, como quem se entrega a uma aventura, em busca de um tesouro, rumo ao desconhecido”.

 

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, quinze anos de idade, residir em Bento Gonçalves há, pelo menos, um ano, e ter horários disponíveis para os encontros e para a realização de leituras e exercícios semanais. As inscrições serão feitas no período de 06/02/2019 a 28/02/2019, unicamente por meio eletrônico: por meio deste link: //goo.gl/forms/F9Rh5zBRGuN2rfeF2  e seguir as instruções.

 

A oficina tem carga horária total de 40 horas, divididas em 20 encontros semanais, de março a agosto de 2019, no turno da noite, na Livraria Dom Quixote (R. Treze de Maio, 581 - sala 103 - Centro - Bento Gonçalves - RS). Serão selecionados, no mínimo, dez, e, no máximo, quinze candidatos para compor a Oficina de Criação Literária do Projeto Contantes. O resultado será divulgado no endereço eletrônico https://www.facebook.com/projeto.contantes/, no dia 8 de março de 2019.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Projeto Contantes/Rogério Rodrigues