Programação do Festival de Cultura em Casa segue com as atrações artísticas online
31/03/2020 16:35 atualizada em 31/03/2020 17:08

Em tempos de Coronavírus, a Secretaria de Cultura, a Fundação Casa das Artes e o Conselho Municipal de Política Cultura lançaram no último sábado, 28, o Festival de Cultura em Casa Bento Gonçalves que visa difundir, promover e valorizar os talentos artísticos do município por meio da web. E dando continuidade na programação, nesta quinta-feira, 2, o escritor Dan Poletti vai realizar uma live no seu perfil do Instagram, @danpoletti, com o tema “Barricadas literárias – A literatura vai ao front”.

Nesta digressão, Poletti nos fala de vivências de autores como o inglês George Orwell que lutou na Guerra Civil Espanhola, do norte-americano J. D. Salinger que participou na Segunda Guerra Mundial, e, entre outros exemplos, da ativista paquistanesa Malala Yousafzai. Neste percurso aflora-se experiências cruéis que a guerra impõe ao ser humano.

Também nestes tempos de afastamentos sociais, os posts artísticos vêm de todos os segmentos  que trazem boas mensagens como o clipe “Esperança”, produzido por Haroldo Brugnorotto, Robson Porto, William Tales, Rafael dos Santos e Rafael Miller. O clipe, que você confere no You Tube, quer passar a mensagem de aprendizagem e aproximação das pessoas de forma platônica, para não perdermos a esperança em dias melhores.

Confira as postagens de outros artistas

- o baixista da banda Os Pelicanos, Julio Henrique Provensi Gobatto, nos traz um cover da belíssima música “Piece of my heart”, de Janis Joplin. Confira no Instagram @julio_gobatto ou no @ospelicanosband.

- a Declamação Gaúcha ficou por conta da interpretação de Neiton Bittencourt Perufo que nos traz sua poderosa interpretação para o poema “Morrer”, de Pedro Munhoz. Confira no perfil do Instagram @neitonbperufo. E seguindo no Tradicionalismo, a Chula também marca a sua presença, mas não em desafio. Joohny Pires, do Grupo Gahú-Chê, produziu um vídeo de como adaptar a Chula neste dias de quarentena. Confira no Instagram @joohnypires.

- “Fique em casa, tenha fé e cante para manter-se feliz!”. Essa é a dica de Rose Brunie Glesil. Rose é haitana e mora em Bento Gonçalves a pouco mais de três anos. Ela postou um vídeo misturando idiomas para reforçarmos esta luta que é de todas as culturas. Confira no perfil do Instagram @bruniehaiti.

- Giovani Stormovski é formado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor de violão. Confere o vídeo que ele mandou para o Festival Cultura Em Casa Bento Gonçalves no @giovanistormovski, no Instagram.

- "Fique em casa, cuide, proteja quem você ama!", essa é a mensagem de Sami Almeida, de 14 anos, que contribui com o Festival Cultura em Casa Bento Gonçalves com este cover de “Melim”. Confira no perfil do Instagram da artista: @cantorasami

- “Acredite” é a música que o músico Kelvin Alves nos traz. Alves destaca que “a música possui o poder de acalmar, controlar a ansiedade, o medo, a depressão e também ajuda a aumentar a Fé e a Esperança, um remédio para os dias atuais". Confira no @kelvin.alves_oficial ou no You Tube do músico

- Vibe muito positiva no Festival Cultura em Casa Bento Gonçalves com o cantor Nask. Cantor e compositor bento-gonçalvense, Nask lançou seu EP com canções próprias em 2014, junto com seu primeiro videoclipe e hoje continua sua carreira produzindo musicas inéditas. Confira no Instagram @naskoficial

Para participar basta o artista entrar em contato por meio de mensagem direta no Facebook e/ou Instagram do Cultura Bento ou também por meio do e-mail culturabento@gmail.com . Todas as manifestações culturais deverão usar as hashtags de divulgação #festivalculturaemcasabento #timedebento #fiqueemcasa #bentocontraocoronavirus #culturabento #artistasdebentocontraocoronavirus #culturaunida.

Arte/imagem: Divulgação/SECULT