Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será executado a partir de março em Bento Gonçalves
09/02/2018 11:38 atualizada em 09/02/2018 13:13

Nesta quinta-feira, 8, as coordenadoras municipais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a nutricionista Caroline Tessaro e a engenheira agrônoma Rochele Scopel, se reuniram com os produtores cadastrados no programa em Bento Gonçalves, a fim de repassar as orientações sobre o processo de execução, entrega e qualidade dos produtos e forma de organização. Na ocasião, também foram entregues os cronogramas contendo os produtos e quantidades que cada produtor deverá fornecer semanalmente e assinados os Termos de Compromisso. No Município, o programa será executado a partir de março.

Para o secretário adjunto de Agricultura, João Carlos da Silva, "o Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações mais importantes da Prefeitura que contribui na garantia ao acesso de alimentos saudáveis e com regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais". Também participaram da reunião, o secretário de Habitação e Assistência Social, Márcio Pilotti, e a técnica da EMATER, Maria de Lourdes Pancotte.

Na última terça-feira, 6, as coordenadoras do PAA estiveram no município de Canoas visitando a Central de Recebimento do programa, executado desde 2013. O objetivo da visita foi acompanhar a entrega dos produtos pelos agricultores participantes, conhecer a logística deste Município, que já têm vasta experiência no programa, a fim de buscar informações para uma melhor execução do PAA na Capital do Vinho.

Criado em 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, para fortalecer a agricultura familiar e assegurar o direito humano a alimentação adequada às pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

No município, será executada a modalidade "Compra com Doação Simultânea", que consiste na aquisição de alimentos provindos da agricultura familiar e das agroindústrias, e na doação simultânea às entidades cadastradas no Conselho de Assistência Social e serviços socioassistenciais operacionalizados pela Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS). O recurso disponibilizado pelo governo federal para execução da ação no ano de 2018 foi de cerca de R$ 125 mil.

Foto: Divulgação/SMDA