menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Professores da Rede Pública de Ensino são contemplados com curso no AstroBento
03/03/2020 14:10 atualizada em 03/03/2020 14:36

Nesta segunda-feira, 2, ocorreu nas dependências da Fundação Casa das Artes a Formação de Professores. O curso, que integra o evento AstroBento e a Semana de Astronomia, contemplou cerca de 20 profissionais da Rede Pública dos Anos Iniciais e Finais. Na ocasião, foram apresentados aos professores os filmes do Planetário Itinerante e foram realizados debates didático-pedagógicas abordando o Sistema Solar em sala de aula.

 

Além disso, foi entregue o livro multisensorial “Rimas Astronômicas para Grãos Universais”, impresso em fonte aumentada, braile e que conta ainda com audiolivro e audiodescrição. Associado ao livro pode-se fazer a atividade "A Terra como um grão de pimenta" em que os planetas são trabalhados numa escala de grãos. Assim, os conteúdos podem ser abordados de forma concreta.

 

De acordo com Daniela Borges Pavoni, professora do Departamento de Astronomia de Física da UFRGS e diretora do Planetário da mesma instituição, “a linha adotada na divulgação científica e na interação com as escolas considera como sendo fundamental que os materiais e as atividades devem ser desenvolvidas em multilinguagens. Isto é, em diferentes formatos que se somam permitindo que se possa interagir com o público considerando diferentes perfis e necessidades. Desta forma a informação pode se transformar em conhecimento, contribuindo para o melhor entendimento do mundo e também interação das pessoas com o mundo e o conhecimento científico”.

 

Em paralelo ao evento AstroBento, o município recebe até o dia 6 de março o Simpósio da União Astronômica Internacional/(IAU) "Symposium 359 - Galaxy Evolution and Feedback across Different Environments (GALFEED)". O evento reune no Hotel Dall'Onder mais de 150 cientistas, astrofísicos e astrofísicas de todo o mundo para debater sobre a evolução de galáxias e galáxias de núcleo ativo com o objetivo de aprimorar nosso conhecimento sobre estes objetos.

 

A comissão organizadora do simpósio conta participação de docentes e pós-graduandos do Departamento de Astronomia do IF/UFRGS, UFSM e UFFS, sendo apoiado pela IAU, IF/UFRGS, FAPERGS,CNPq, SAB e Instituto Serrapilheira.

 

A AstroBento é uma realização da IAU, do Departamento de Astronomia do I/F- UFRGS, do Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira e FAPERGS e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Casa das Artes, e do IFRS Campus Bento Gonçalves.

 

Confira a programação até o dia 6 de março

4 de março

8h às 11h – Planetário para as escolas

11h30: Sessão aberta ao público do Planetário. Tema: Arqueoastronomia Maia

13h30 às 17h – Planetário para as escolas

18h – Sessão Aberta Planetário: da Terra ao Universo

 

5 de março

8h às 11h – Planetário para as escolas

11h30: Sessão aberta ao público do Planetário. Tema: Dois Pedacinhos

13h30 às 17h - Planetário para as escolas

18h – Sessão Aberta Planetário: Exoplanetas

19h – Palestra “O lado escuro do Universo: aglomerados de galáxias, mate´rias escura e buracos negros supermassivos”, com Christine Jones Forman (Harvard)

21h – Observação do céu com telescópios na Praça Ismar Scussel

 

6 de março

8h às 11h – Planetário para escolas

11h30 – Sessão Aberta Planetário – Tema: Dois Pedacinhos

 

Durante o evento, o Hall de Entrada da Fundação Casa das Artes sedia a exposição “Paisagens Cósmicas”.

 

Em caso de más condições climáticas, as observações do céu serão canceladas.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED

BANCO DE IMAGENS