Professores da Rede Municipal de Ensino participam de curso de Implementação e Manejo de Hortas
10/12/2019 16:13

Na última semana, ocorreu o último encontro do curso de Implementação e Manejo de Hortas. Na ocasião, os professores visitaram a Estação Experimental do Instituto Federal, no distrito de Tuiuty. A visita de estudos foi acompanhada pelo professor Luís da Silva. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os pomares de maçã, caqui, bergamota, figo e amora, e compreender aspectos específicos do cultivo de algumas espécies frutíferas.

O curso teve por objetivo capacitar profissionais para a implantação e manutenção de hortas nos ambientes escolares, abordando as seguintes temáticas: Hortos e hortas, Solo e substrato, Propagação e técnicas de plantio, Agroecologia, Prevenção e controle de pragas, Compostagem responsável, Árvores frutíferas e nativas em ambiente escolar, Cultivo vertical, PANC e plantas ornamentais e Plantas Medicinais.

A presença da horta no ambiente escolar enriquece a prática pedagógica, proporcionando vivências significativas aos alunos, além de contribuir para o trabalho das merendeiras, que poderão dispor de temperos fresquinhos, os quais darão mais sabor dos alimentos servidos na alimentação escolar.

O curso resultou da ação conjunta entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), através do Programa de Extensão das Plantas Medicinais. No próximo ano, a iniciativa terá continuidade, enfocando a exploração de itens da horta em práticas voltadas à saúde, com a temática “Farmácia viva”.

Fotos: Divulgação/SMED