Primeira ciclofaixa de Bento Gonçalves é inaugurada
10/03/2014 10:26 atualizada em 23/06/2014 08:47

Integrando uma série de ações que estão sendo implementadas pela administração municipal em um grande programa de Mobilidade Urbana, foi inaugurada neste domingo, dia 9, a primeira ciclofaixa de Bento Gonçalves. "Dentro da nossa proposta de política pública entendemos que a bicicleta não é só um meio de lazer, mas que pode ser um meio de transporte alternativo. Esta ciclofaixa é o início de uma mudança de cultura. Vamos multiplicar estas ações para demais bairros da nossa cidade. Em um futuro próximo, a interligação destas ciclofaixas tornará as bicicletas mais um modal de transporte dentro da cidade", destacou o prefeito Guilherme Pasin no ato de inauguração. O evento contou com a participação de dezenas de ciclistas, que aprovaram o projeto e percorreram o trecho de 1,6 km de extensão.

A ciclofaixa funcionará exclusivamente aos domingos e feriados, no período das 8h às 20h, nos bairros São Bento e Planalto, abrangendo trechos das Ruas Xingu, Carlos Flores e Herny Hugo Dreher. O local foi escolhido devido à topografia plana e por ser um tradicional ponto de lazer utilizado pela população aos finais de semana. A ação é resultado de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, e Juventude, Esporte e Lazer. "Este é um espaço para as famílias, mais uma opção de lazer saudável para todas as idades que estamos implantando", salientou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto.

Com a sinalização específica, tanto horizontal como vertical, as ciclofaixas possuem ainda regras de utilização, como a proibição do trânsito de pedestres, skatistas e patinadores. Para os veículos que circulam ao lado da faixa destinada às bicicletas a velocidade máxima permitida é de 40 km por hora aos domingos e feriados.

O Secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, destaca a necessidade de respeitar o espaço destinado aos ciclistas. "Este é um momento importante. Precisamos da colaboração de todos para que este projeto de melhoria possa ser expandido. A população deve tomar cuidado na utilização, com respeito dos motoristas aos ciclistas e vice-versa. Os ciclistas também devem tomar cuidado nas ultrapassagens, respeitando as diversas idades das pessoas que utilizam esta faixa", complementa.O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) estará fiscalizando e orientando ciclistas e motoristas a partir do próximo domingo.

ÁUDIOS