Prefeitura investe na qualificação de taxistas
13/08/2014 15:38 atualizada em 13/08/2014 18:26

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Smurb), promove, até o final de 2014, ações voltadas à qualificação dos taxistas. O objetivo é aprimorar o atendimento destes profissionais, tendo em vista a importância do setor para o desenvolvimento do turismo local. A primeira ação ocorreu na noite de segunda-feira, 11, quando foi ministrada, gratuitamente, uma palestra com o tema "Atendimento e Boas Práticas na Prestação de Serviços" pela psicóloga Janine Rigatti. O evento ocorreu nas dependências do Sest/Senat e reuniu cerca de 20 taxistas.

Até dezembro, o poder público planeja uma série de visitas guiadas a pontos turísticos do município. A primeira deve ser um passeio de Maria Fumaça, em setembro. Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Bento Gonçalves, Paulo Redante, a ação é de extrema importância. "A maior parte dos municípios não tem a preocupação de qualificar esses profissionais, assim como a Administração está tendo conosco. É importante sabermos que isso interfere diretamente nos números do turismo", aponta. Redante destaca também a importância de incluir exercícios práticos no curso. "As aulas teóricas possuem temas interessantes. No entanto, o taxista precisa visitar os lugares, vivenciar a experiência para, depois, repassar e indicar os atrativos aos turistas", diz.

Para o taxista Cláudio Marcos Deon, a proposta é muito importante, em especial, para a atualização constante das informações turísticas. "O número de atrativos tem crescido muito, e no dia a dia fica difícil acompanharmos. Assim, teremos a oportunidade de conhecer lugares novos", salienta o taxista, acrescentando que pretende se qualificar sempre que as oportunidades surgirem.

Ao término das ações, os participantes receberão um certificado de qualificação. Há, ainda, uma série de outras atividades gratuita que os taxistas podem realizar, como o curso de Inglês do Pronatec. Interessados podem contatar a Semtur pelo telefone (54) 3055 7130.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Priscila Boeira/ Cristiane Moro