menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Prefeitura inaugura novo Ceacri Carrossel da Esperança
20/10/2018 12:04 atualizada em 22/10/2018 15:52

Mais uma importante obra foi entregue para a comunidade bento-gonçalvense. O novo Ceacri Carrossel da Esperança, localizado no Bairro Municipal, idealizado para o atendimento de 200 crianças dos seis aos 15 anos, foi inaugurado neste sábado, 20.  

 

Fundado em 1985, atendendo 70 crianças, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)/Ceacri iniciou uma nova etapa de sua história, sendo o primeiro Centro a contar com uma sede própria.

 

O serviço possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance do enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

 

As crianças e adolescentes encaminhadas às unidades são atendidas quatro vezes por semana com carga horária de oito horas diárias, e dispõem de atividades lúdicas, culturais e esportivas, como capoeira, dança de rua, artesanato, jiu-jitsu, vôlei, rugby, entre outras, sendo algumas ofertadas por meio de parcerias.

 

Os dois pavimentos da sede abrangem salas multiuso, refeitório, quadra poliesportiva, cozinha, quadra de areia, playground, horta comunitária e gramado. O total investido na obra foi R$ 1.217.917,11. A construção dos blocos contou com a atenção e carinho dos moradores da comunidade, contratados com o auxílio da Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho.

 

Representando os moradores, o coordenador do Bairro Nestor Nunes enalteceu as ações realizadas pela Administração Municipal. “Nosso bairro sempre foi atendido pela Administração Municipal. Recebemos a obra da Lajeadense, Basilio Zorzi, Gema Piva, academia ao ar livre, e agora somos contemplados com esse espaço incrível, que irá beneficiar todos. Só temos o que agradecer. E para mim, é um momento emocionante, pois sabemos que temos voz, e somos atendidos”, pontuou Nunes.       

 

O mestre de obras, Valmir Paludo Reichembach, agradeceu a oportunidade de fazer parte da realização deste sonho.

 

Além do Carrossel da Esperança, o município conta com outras cinco unidades: Balão Mágico (Aparecida), Toquinha da Amizade (Conceição), SEST/SENAT (Salgado Filho), Associação Atlética Banco do Brasil – AABB (Loteamento Verona), Centro de Convivência Infantil - CECI (Universitário), que ao todo atendem aproximadamente 505 crianças.

 

A secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, agradeceu a todos que abraçaram a causa. “Falar hoje é um desafio, um desafio do tamanho do que o Prefeito lançou a nós e eu vi o brilho em seus olhos. O bairro Municipal é o primeiro a receber um Ceacri tão maravilhoso quanto este. Cuidem, o Ceacri é de vocês! Hoje o sonho do espaço no bairro Municipal se tornou realidade”, emocionada, afirmou.

 

De forma a garantir a segurança, acolhida, convívio familiar e comunitário, além de estimular e ampliar trocas culturais e desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade, os serviços são atualmente coordenados por Rubia Dorneles e contam com o apoio de Jane Trucolo.

 

Na oportunidade, as crianças do Ceacri Carrossel da Esperança, coordenadores e educadores de todos os seis Serviços de Convivência, apresentaram a música “Cuida de mim”, como forma de agradecimento. Após a apresentação, o prefeito Guilherme Pasin e a primeira-dama Cynthia Pasin, acompanhados de vereadores e moradores do bairro, montaram a “Árvore da Paz”, amarrando balões brancos e vermelhos, simbolizando, respectivamente, a paz e o amor que se deve ter com as crianças e adolescentes.

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin, destacou a grandiosidade da obra entregue. “Essa obra representa muito mais que tijolos e paredes, estamos entregando hoje um espaço, que pode auxiliar a transformar vidas. Aqui 200 crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de oficinas diversas e poder desenvolver seus sonhos. Foi uma batalha difícil para chegarmos neste dia. Muitos falaram, criticaram e nada fizeram para modificar a realidade. Nós, hoje estamos entregando uma obra que ficará marcada. Uma obra para população”.

 

Ao final, o Prefeito, a secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, vereadores e colaboradores realizaram o desenlace da fita inaugural e o descerramento da placa, simbolizando a entrega oficial do Ceacri Carrossel da Esperança.  

 

Participaram também da cerimônia, secretários municipais, subprefeitos, vereadores Gilmar Pessuto, Moacir Camerini, Sidnei da Silva, Jucelito Tonietto, Volnei Christofoli, Rafael Pasqualotto e Neri Mazzochin, conselheiros tutelares Paulo Ricardo Rodrigues e Silvana Lima, o diretor da Empresa licitada, Mauro Degeroni, servidores públicos e comunidade.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Fotos: José Martim Estefanon 

 

 

 

BANCO DE IMAGENS