Prefeitura implanta monitoramento da coleta do lixo
20/07/2015 08:11 atualizada em 20/07/2015 08:14

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM) implantou um processo de monitoramento direto do sistema de coleta de lixo urbano e rural, realizado sob concessão pela empresa RN Freitas. Através de um software instalado no site da empresa, de administração digital de frotas, é possível monitorar em tempo real, o deslocamento dos caminhões e o cumprimento das rotas e dos horários através do rastreamento via GPS's, que foram instalados em todos os caminhões. Tudo fica registrado no sistema e qualquer problema pode ser identificado ou solucionado com mais facilidade.

Conforme o secretário Luiz Augusto Signor, o monitoramento direto do serviço pela Prefeitura garante mais segurança para o cidadão. "O acompanhamento da frota em tempo real nos permite verificar a movimentação dos caminhões e o cumprimento das normas do contrato. É uma forma de fiscalizar a prestação do serviço e responder com maior agilidade aos questionamentos da população sobre o sistema da coleta de lixo", destaca.

Dados da SMMAM revelam que, em média cerca de 125 toneladas de lixo são recolhidas diariamente em Bento Gonçalves, sendo 104 toneladas de resíduo orgânico e 21 toneladas de resíduo reciclável. Todo este material é recolhido por 20 caminhões, sendo 12 para a coleta do orgânico e 8 para a coleta do reciclável. O resíduo reciclável é encaminhado posteriormente às Associações de Reciclagem. As sugestões e reclamações sobre o serviço devem ser encaminhadas ao Fala Cidadão pelo telefone 0800-9796866.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura