Prefeitura homenageia dia do Colono e do Motorista
25/07/2020 08:00 atualizada em 24/07/2020 13:35

Neste sábado, 25, é comemorado o Dia do Colono, data instituída em 1968 com a criação da Lei Federal 5.496, que reconhece a profissão de agricultor. Neste sentido, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), homenageia todos os produtores rurais do município.

Celebrar o Dia do Colono é valorizar aqueles que ao longo do tempo dedicaram a sua vida a plantar as bases do desenvolvimento e do progresso da cidade. Homenagear os que sobrevivem da terra e dela colhem frutos para impulsionar nossa região.

No dia 25 de julho também é celebrado o Dia do Motorista. Este foi o dia escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos profissionais. "O colono, responsável pela produção, é o sinônimo da competência e da persistência, capaz de produzir nossos alimentos de todos os dias e que, junto com o motorista, que transporta a produção, desde a local onde é produzida até os locais de consumo, são os dois dos principais pilares de sustentação da nossa economia e da nossa sociedade. Parabenizando-os pelo seu dia, queremos estender nosso reconhecimento pela atuação nos outros 365 dias do ano", frisa o secretário da SMDA, Dorval Brandelli.

Bento Gonçalves, por meio da valorização da agricultura familiar, se consolida como o município que possui o maior número de agroindústrias do estado do Rio Grande do Sul, e é referência em questões de desburocratização, fiscalização e organização na área.

Além disso, a Prefeitura tem investido em iniciativas que contemplam todo o ciclo de produção da agricultura familiar. Exemplos disso são as feiras municipais, qualificações voltadas aos produtores, criação do Selo Sabor de Bento, projeto pioneiro do Vinho Colonial, extensão e ampliação de redes de água, perfuração de poços artesianos, entre outros.

Programas

Dentre os programas coordenados pela SMDA em parceria com outras entidades e secretarias estão: de Máquinas Terceirizadas, da Agroindústria Familiar, Selo Sabor de Bento, Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural, Troca-Troca de Sementes, Projeto Olhar Atento - Ciências para a Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Agricultura Familiar e Projeto de Valorização dos Vinhos Coloniais.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto capa: Arquivo ASCOM