Prefeitura assina convênio para implantação de sinalização turística
13/12/2013 14:10 atualizada em 13/12/2013 14:19

O município ganhará sete novas placas de sinalização turísticas através de convênio assinado na manhã desta sexta-feira, dia 13, entre a a Prefeitura de Bento Gonçalves e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O investimento do governo do Estado é de R$ 20.626,90, com contrapartida do município de R$ 8.840,10.

Os locais que receberão as placas já foram demarcados pelo corpo técnico das Secretarias de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana e Turismo e orientarão o turista para o Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, tendo em vista a Copa de 2014, e também as rotas turísticas do município. "Bento Gonçalves está nas páginas dos principais roteiros turísticos. O turismo traz frutos que incrementam a economia do municípios. É uma indústria justa que horizontaliza os ganhos e faz com que a família tenha poder de aquisição e dignidade. Precisamos unir esforços para ser mais reconhecidos", afirmou o prefeito Guilherme Pasin.

De acordo com a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, que esteve presente na solenidade, os investimentos na área turística que permitem aos municípios um novo patamar de competitividade estão concentrados na área de infraestrutura, qualificação e apoio à comercialização dos produtos. "A Serra Gaúcha nos dá um grande retorno no trabalho desenvolvido pela secretaria, e é o único roteiro enoturístico do Brasil. Precisamos investir cada vez mais em Bento Gonçalves, esta cidade que tem dado tanto orgulho ao Rio Grande do Sul", destacou.

A secretária comentou ainda que o estudo de Demanda Turística Internacional divulgado pelo Ministério do Turismo (Mtur) apontou que 76,5% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2012 consideraram a sinalização como um dos principais pontos negativos no país.  "Colocar estas placas aqui faz a diferença", salientou.

TchêQualifica

Durante a solenidade também foi anunciada a abertura de um curso de sommelier (profissional, especializado no conhecimento de vinhos, cervejas ou outros tipos de bebidas e assuntos relacionados a esse serviço). Bento Gonçalves é o único município no Estado contemplado com o curso oferecido por meio do TchêQualifica, programa de qualificação profissional elaborado pela Setur com o objetivo de buscar a excelência em hospitalidade para a Copa 2014.

Conforme o secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, a qualificação vem de encontro com ações já realizadas ao longo do ano pela Secretaria. "Capacitar os profissionais que lidam diretamente com os turistas é uma das nossas preocupações. Este ano já capacitamos cerca de 310 pessoas em cursos como atendimento ao turista, garçom, sommelier, organizador de eventos e também em idiomas como italiano, inglês e espanhol. São áreas que atendem as principais reivindicações feitas pelo nosso trade turístico", destacou.

As aulas, gratuitas e ministradas pelo Senac, ocorrerão de 3 de março a 30 de abril. Serão duas turmas de 20 alunos com uma carga horária de 160 horas. As inscrições já estão abertas. Os interessados deverão acessar a ficha de inscrição disponível no site da Setur (www.turismo.rs.gov.br) e enviar os dados para o email qualifica@turismo.rs.gov.br

Foto: Gustavo Bottega

ÁUDIOS