Prefeito reúne secretários para avaliar indicadores de desempenho
05/05/2015 09:25 atualizada em 05/05/2015 21:22

Os indicadores e planos de ação previstos no Sistema Integrado de Gestão (SIG) foram apresentados pelo prefeito Guilherme Pasin aos secretários municipais na última quinta-feira, dia 30. Implantado em 2014, o SIG tem quatro metas principais: aumentar receitas, reduzir despesas e custos, melhorar todos os indicadores de atendimento à população e aumentar a capacidade de investimento na cidade.

Para que essas metas sejam cumpridas efetivamente, todas as secretarias são monitoradas pelo Sistema por meio de metas e indicadores, contando ainda com plano de ação para atingi-las, padrão para aumento da produtividade e desenvolvimento de pessoas. Durante a reunião, cada secretário teve seus indicadores e planos avaliados pelo prefeito.

O SIG conta com a assessoria do consultor Paulo Mubarack, da Mubarack Consulting. De acordo com o consultor, foi à primeira reunião de resultados. "É um raio-X de todos os indicadores da prefeitura, de todos os planos de ação que foram preparados até o momento", destaca. Segundo ele o maior beneficio que o SIG proporciona para o gestor é o controle absoluto do que ele gerencia, e para a população é a redução de custos e aumento de receitas.  "O que estamos buscando é um superávit nas contas públicas para poder investir mais", conclui Mubarack.

Ao comentar sobre as reuniões realizadas, o prefeito Guilherme Pasin avaliou que, de um modo geral, todas as secretarias estão cumprindo com as metas propostas e os resultados já são expressivos. "Já obtivemos bons resultados, sobretudo, no gerenciamento dos recursos disponíveis, com redução de custos e aumento de produtividade. Sem meta não é possível haver gestão pública eficiente. Estamos retomando a capacidade de investimento do município e garantindo à população melhores serviços públicos e mais benefícios", disse.

De acordo com o prefeito, através do SIG, também é possível organizar as prioridades e fazer com que as secretarias trabalhem conectadas para a realização dos planos de trabalho. "Com ele os secretários se comprometem com metas e, através delas, são avaliados. O objetivo é fazer com que as ações em cada área de atuação sejam otimizadas", salienta.

Além da redução de despesas, a prefeitura está conseguindo executar, com recursos próprios diversos obras no município, principalmente de pavimentação basáltica em vários bairros, além de aumentar o número de programas e atendimentos na área da assistência social, saúde e esporte. Atualmente mais de 80 obras estão em andamento no município, muitas sendo executadas com recursos obtidos junto a governo federal através de financiamentos, mas em todas elas há contrapartidas sendo garantidas com dinheiro do caixa único do governo.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Emanuele Nicola