Prefeito apresenta demandas do Município ao Ministro da Saúde
09/02/2018 08:51 atualizada em 09/02/2018 09:02

Nesta quinta-feira, 08, cumprindo agenda no Estado, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve em Caxias do Sul. Em solenidade no Hospital Geral, se reuniu com representantes de 49 municípios integrantes da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. O Prefeito Guilherme Pasin e o Secretário de Saúde em exercício, Marlon Pompermayer estiveram presentes.

Durante o encontro o Prefeito entregou ao Ministro um oficio com as demandas do Município. Entre os pleitos a habilitação do Pronto Atendimento 24h, localizado na Zona Norte. A unidade presta atendimento 24h desde 2014, e abrange uma população superior a 50 mil. Com a qualificação passaria a receber recursos federais. "Todos municípios aqui presentes tem pleitos comuns, que visam melhorar e ampliar o atendimento para a comunidade. E a vinda do Ministro, que esteve em Bento Gonçalves há um ano, demonstra a preocupação na resolução das demandas", disse.

O Ministro afirmou que há recursos disponíveis para UPA's. "Para casos como o de Bento Gonçalves há recursos disponíveis, vamos avaliar os pleitos recebidos e procurar a melhor solução", disse.

Também foi solicitada a liberação das verbas relativas às emendas parlamentares na área da saúde para conclusão da reforma das UBS's do Eucaliptos e Vila Nova. Esses recursos estão previstos no Orçamento da União e são aplicados em obras e projetos indicados por deputados e senadores, com base nas reivindicações que recebem dos municípios e estados.

Na visita, o ministro anunciou repasse de mais R$ 966,5 mil anuais para o custeio do Hospital Geral.  O recurso será destinado para os atendimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Emanuele Nicola