Parte do Imposto de Renda pode ser doado para o FUMDICA
16/03/2016 10:03 atualizada em 16/03/2016 11:09

Pessoas físicas que têm imposto de renda devido no exercíco de 2016 - ano base 2015, podem destinar parte do valor para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICA). Na declaração, o contribuinte poderá doar até 3% do imposto a recolher.

Já as pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto devido. As informações deverão ser inseridas no formulário eletrônico da declaração de renda. O valor doado será abatido ou restituído, conforme o caso. Pessoas físicas só poderão doar se realizarem a Declaração Completa do Ire as jurídicas se estiverem enquadradas no Lucro Real.

Doações voluntárias

Os contribuintes podem fazer doações voluntárias durante todo o ano, através de depósito em conta corrente. O comprovante deve ser enviado para o e-mail do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), que emitirá o recibo do depósito em nome do doador. O valor será abatido ou restituído na próxima declaração de renda. Mais informações podem ser obtidas com os contadores ou no COMDICA pelo fone (54)3055-2890/2760.

Como doar

Depósito à vista:

Caixa Econômica Federal

Agência: 2792

CC: 00400129-1

CNPJ: 17.906.410/0001-07

comdica@bentogoncalves.rs.gov.br

Declaração:

1) Preencher todas as Fichas da Declaração (menu lado esquerdo da tela);

2) Na parte inferior do menu, lado esquerdo da tela, escolha a Opção pela Tributação: Por Deduções Legais (a doação somente é possível nesta opção);

3) Role a barra do menu até localizar o Resumo da Declaração. Ao clicar nesta opção, abrem-se algumas consultas;

4) Clique na Consulta: Doações Diretamente na Declaração - ECA;

5) Clique no Botão Novo (lado direito inferior da tela) para abrir o preenchimento da doação;

6) No tipo de Fundo, escolha o Municipal;

7) Ao assinar a opção Municipal, abrem-se os campos para preeenchimento da UF e do Município. Marque: RS - Rio Grande do Sul e Bento Gonçalves - 17.906.410/0001-07 (CNPJ do Fundo), respectivamente;

8) Do lado direito da tela, um pouco acima da metade, aparece o valor disponível para doação;

9) Digite o valor da sua doação no campo próprio (abaixo do campo da UF);

10) Confirme no botão OK, lado direito inferior da tela. Pronto, a sua doação está confirmada;

11) Role novamente a abrra do menu até a opção imprimir, escolha o botão Darf Doações Diretamente na Declaração-ECA, e imprima a DARF para o pagamento da Doação.

12) O Darf da Doação deverá ser pago na rede bancária até o último dia útil do mês de abril, impreterivelmente. O não pagamento implicará na não confirmação da doação e consequentemente no acréscimo do valor ao IRPF (pessoa física)/ IRPJ (pessoa Jurídica) a pagar ou diminuição do valor a restituir.

13) Após depósito você deverá encaminhar o comprovante para o e-mail: comdica@bentogoncalves.rs.gov.br para confirmação da sua doação.

Obs.: Referente exercício do ano anterior.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura