Órgãos públicos municipais mudam de endereço
12/01/2018 11:39 atualizada em 12/01/2018 15:26

O ano de 2018 sinaliza importante mudança no atendimento da população nas repartições públicas municipais. Integrando em um único espaço, diversos serviços ao cidadão, a Prefeitura irá transferir para a Rua 10 de Novembro, 190 (defronte a estação da Maria Fumaça), 14 repartições públicas.

A centralização dos serviços e atendimento ao público em um mesmo lugar vai permitir ao cidadão melhor atendimento, maior agilidade, segurança e a diminuição de custos de forma progressiva que podem ultrapassar R$ 1,2 milhões ao ano.

O contrato de aluguel foi assinado no último dia 29 de dezembro. O prédio possui cerca de sete mil m² de área a ser utilizada. Com a implantação, haverá redução de despesas com vigilância, limpeza, monitoramento, energia, aluguel e pessoal. De acordo com o secretário Adjunto de Administração e Finanças, Ivan Toniazzi, "os serviços terceirizados serão reduzidos, o que impacta substancialmente nos custos fixos", afirma.

Além de reduzir a quantidade de locais alugados, gerando economia para os cofres municipais, a centralização vai evitar o deslocamento de funcionários e o atual transporte de documentos.

O prédio não é próprio e o funcionamento da Prefeitura no local possui prazo de cinco anos. O valor do contrato de aluguel será de R$ 77 mil por mês, com pagamento a partir de julho. De acordo com o secretário, Ivan Toniazzi ficou acordado que as despesas decorrentes da mudança serão de responsabilidade do proprietário do local.

Com a alteração serão unificados, a recepção, central telefônica e a central de frotas. Ao lado do prédio alugado já estão instalados a Secretaria de Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana. Segundo a diretora Adjunta do IPURB, Melissa Betoletti, "também haverá um auditório com 80 lugares, casa dos Conselhos - com sala de reuniões, onde cada conselho terá seu departamento e o setor de fiscalizações que estará centralizado em um mesmo local", salienta.

As mudanças deverão começar a ocorrer em 60 dias.

O que muda?
Secretarias e órgãos que vão funcionar na nova sede: Habitação e Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Turismo, IPURB, CTEC, CREAS, Conselho Tutelar, Junta Comercial, Arquivo Histórico, Captação de Recursos, SESMT e Centro Revivi.

Atendimento
Mais do que empenhado na redução de custos, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin destaca que a concentração de diversas secretarias e órgãos públicos no novo local deverá melhorar ainda mais o atendimento à população e facilitar o trabalho dos servidores públicos. "As pessoas que necessitam de atendimento público, pela Prefeitura, precisam ter sua dignidade reconhecida com um excelente atendimento, num espaço físico compatível com a sua condição humana porque no final das contas é esse sujeito que financia o Poder Público, na condição de contribuinte", salienta Pasin.

Centro Administrativo
A construção do Centro Administrativo é uma das metas da administração do prefeito Guilherme Pasin. O projeto arquitetônico do prédio que será construído na Avenida Presidente Costa e Silva já está finalizado. Os demais projetos que incluem o Estrutural, Elétrico, Hidrossanitário com Reaproveitamento de Águas Pluviais, de Gás, Drenagem, Telefonia, Rede Lógica, Sub Estação Transformadora, Ar Condicionado entre outros também já foram finalizados.

O terreno pertence ao município e com tipologia arquitetônica de planta livre, volumetria em forma "H", estrutura modulada em pré-moldado, a edificação terá 17.333,25 m², ainda sujeito a adequações.

O centro administrativo deverá ser erguido por meio de uma parceria público-privada. O Procedimento de Manifestação de Interesse deve ser publicado ainda no 1º semestre deste ano. O documento se destina a atrair empresas capazes de realizar todos os estudos técnicos necessários ao projeto.

Foto: Marina Teles