menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

OMS alerta sobre epidemia de sarampo na Europa
11/08/2017 14:14 atualizada em 11/08/2017 14:18

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está alertando todos os países sobre a epidemia de sarampo que está ocorrendo em diversos países da Europa, como a Alemanha, França, Itália, Polônia, Suíça, Romênia e Ucrânia. A dimensão da epidemia está bem maior na Itália, onde já foram registrados mais de quatro mil casos da doença, desde o começo do ano.

 

A situação é preocupante, uma vez que o vírus é altamente contagioso e pode se espalhar facilmente entre os países, inclusive para os que já eliminaram a doença, como o Brasil. No país, vários surtos isolados de sarampo têm sido encontrados em diferentes estados.

 

No Estado, os últimos casos da doença foram confirmados em 2011, todos haviam entrado em contato com viajantes do estrangeiro que estavam doentes.

 

A Secretaria de Saúde (SMS) ressalta a importância da vacinação dos brasileiros que forem viajar para a Europa, sendo que a mesma é oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, e o ideal é que ela seja aplicada até 15 dias antes da pessoa viajar. A vacina contra a doença é obrigatória para as crianças e adolescentes.

 

Os sintomas do sarampo incluem febre, tosse, corrimento do nariz, dor nos olhos, conjuntivite e manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo. A doença pode se tornar grave e causar pneumonia e encefalite.

 

Assessoria de Comunicação Social