Obras na parte interna e externa do Museu do Imigrante estão sendo executadas
11/11/2015 13:23 atualizada em 11/11/2015 13:36

As obras de restauro do Museu do Imigrante continuam sendo realizadas, seguindo as especificações técnicas do projeto. Na parte interna, diversas ações estão em andamento, entre elas: remoção de aberturas, louças, materiais sanitários, movelaria, pisos, azulejaria e alvenaria, remoção de reboco degradado, tratamento de revestimento remanescente, tratamento de fissuras superficiais, aplicação de reboco novo interno e ampliação e fechamento de vãos existentes.

Na parte externa, está sendo executada a intervenção de drenagem periférica, com abertura de vala, remoção e recomposição do piso, lastro de escoamento e colocação de tubulação hidráulica pluvial.

O secretário Municipal de Cultura, Jovino Nolasco, destaca o bom andamento das obras, mas chama atenção para alguns imprevistos, por se tratar de um prédio antigo. “O local já passou por reformas anteriores. Ao criarmos o projeto, não sabíamos que havia portas escondidas entre as paredes. No decorrer dos serviços, elas foram se revelando. Como nossa idéia é mantê-lo o mais original possível, o que significa manter a nossa história, fechamos as aberturas recentemente abertas, mantendo as originais. É claro que isso acaba impactando o andamento, porque gera maior mão de obra”, explica.

Tombado como patrimônio histórico do município em 2005, o Museu do Imigrante está fechado desde agosto de 2009.  A edificação foi construída em 1913, para ser estação de sericicultura (beneficiamento e industrialização da seda). Serviu de escola agrícola e zootécnica; tornou-se hotel, escritório, armazém e residência. O projeto de restauro do Museu conta com recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. As obras de restauro  iniciaram em julho de 2014.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Critiane Moro