menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Núcleo de Educação em Diabetes realiza encontro sobre Diabetes tipo 1
18/05/2017 15:30 atualizada em 19/05/2017 14:18

Nessa quarta-feira, 17, ocorreu no auditório do SESC, a segunda palestra do ano, específica para pessoas com diabetes do tipo 1. O encontro foi realizado pelo Núcleo de Educação em Diabetes do Ambulatório de Endocrinologia e Diabetes da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Na ocasião palestrou para cerca de 40 pacientes e seus familiares, a nutricionista Andressa Giacomello Dal Cin, que falou sobre dietas baseadas em contagem de carboidratos para controle da glicemia em portadores de diabetes.

 

"Neste método, ensinamos o paciente a identificar a quantidade de carboidrato presente no alimento consumido e calcular a dose de insulina que deverá ser aplicada. Esta ferramenta é mais trabalhosa no início, mas proporciona maior flexibilidade na alimentação, com conseqüente melhora no controle glicêmico. Sabe-se que a quantidade de carboidrato consumido tem impacto maior na glicemia do que o tipo de carboidrato", afirma a nutricionista.

 

Na oportunidade a nutricionista ainda ressaltou sobre os princípios básicos da alimentação saudável no Diabetes, como consumir refeições menores e mais freqüentes, evitar o consumo de líquidos com açúcar e organizar refeições que incluam alimentos fontes de carboidratos, juntamente com fontes de proteína e fibras.

 

Durante o encontro, os pacientes que já realizam a Contagem de Carboidratos puderam dar seu depoimento, estimulando outros pacientes.

 

Assessoria de Comunicação Social

Foto: Marina Teles

BANCO DE IMAGENS