Museu do Imigrante recebe exposição “Outras infâncias”
11/02/2019 15:30 atualizada em 11/02/2019 16:31

A partir desta quarta-feira, 13, o Museu do Imigrante recebe a exposição “Outras Infâncias” que retrata uma linha histórica e social da infância e do brincar. Partindo dos estudos do historiador francês Philippe Ariès, desenvolvidos ao longo do século XX, a mostra nos permite adentrar neste universo que sofreu alterações com o passar das décadas por meio de brinquedos e brincadeiras que povoaram o imaginário das crianças.

Realizada pela parceria entre Anea Brasil - Associação Nacional dos Emigrados e Ex-emigrados das Américas e Austrália – Brasil e Museu do Imigrante, “Outras infâncias” busca disponibilizar ao público um acervo de brinquedos produzidos entre o final do século XIX até a segunda metade século XX. Indaga sobre como as vivências dessas infâncias de outros tempos se conectam com a contemporaneidade, o que as difere e em quais pontos pode-se estabelecer relações.

Assim, observa-se a predominância de materiais como lata e madeira em sua confecção, bem como, a representação de ícones econômicos ligados ao período em que foram criados, como é o caso trens e ferrovias. Destaca-se também a reprodução de modelos de aviões, produzidos no período pós-segunda guerra mundial, artefatos que interferem na formação social das pessoas, conformando visões de mundo e contribuindo para o imaginário popular.

O acervo foi cedido ao Museu do Imigrante pelo colecionador bento-gonçalvense, Joel Arioli. A abertura da exposição ocorrerá dia 13 de fevereiro, às 19h30, no Museu do Imigrante. A visitação é gratuita.

O que: “Outras infâncias”

Vernissage: 13 de fevereiro, às 19h30

Período de visitação: de 13 de fevereiro a 13 de março, de terças-feiras a sábados

Horários - Manhãs: 08h30 às 11h30 e tardes: 13h30-17h30

Mais informações pelo e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3451-1773.

Imagens: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante