menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Museu do Imigrante disponibiliza a mostra “Ontem e Hoje” pela internet
25/03/2020 11:07

No dia 12 de março, o Museu do Imigrante recebeu a exposição “Ontem e Hoje”, que foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura e foi idealizada por Cleper Ravanello e Diego Scotton. O projeto consistiu em realizar digitalmente a edição e manipulação de fotografias de Bento Gonçalves de 1910 até meados de 2000.

 

No entanto, por causa da pandemia de Coronavírus, o Museu do Imigrante está fechado até o dia 5 de abril conforme preconiza os Decretos 10.470 e 10.472. Dessa foram, a instituição disponibiliza para a comunidade a exposição “Ontem e Hoje” de forma virtual. Ela pode ser acessada por meio deste link: https://bentoontemehoje.com.br/

 

As imagens antigas e atuais sofreram sobreposições digitais, criando um novo olhar sobre a cidade, que convida o espectador a reviver e contemplar as transformações arquitetônicas, culturais, sociais e políticas que aconteceram ao passar das décadas. Em uma mesma imagem manipulada, é possível fazer uma comparação visual entre o antigo e o atual de maneira simples e atrativa, provocando uma “nostalgia” na pessoa que a visualiza.

 

despertar em quem vê as fotos um interesse e uma valorização ainda maior pela história da cidade, principalmente pelo trabalho e dedicação dos primeiros habitantes que ali se instalaram, participando de sua evolução.

 

Assessoria de Comunicação Social

Arte: Divulgação/Museu do Imigrante