Município contará com cinco novas unidades de saúde
02/04/2015 16:42 atualizada em 02/04/2015 16:57

Buscando ampliar ainda mais a capacidade de atendimento da população o governo municipal está aplicando R$ 2,6 milhões na construção e adequação de cinco Unidades Básicas de Saúde localizadas nos Bairros Tancredo Neves, Zatt, Cohab, Fenavinho e Vila Nova. Os valores ultrapassam os R$ 3 milhões se considerados o aparelhamento e a contratação dos profissionais que irão atuar nos postos.  Ao todo estas unidades deverão beneficiar mais de 28 mil pessoas. Para conferir o andamento das obras o Prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do coordenador Médico da Secretária da Saúde, Marco Antônio Ebert e Jaime Galvani., também da secretaria esteve nos locais nesta quinta-feira, 02.

As Unidades Básicas de Saúde são locais onde os pacientes contam com atendimentos básicos e gratuitos de Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços variam de acordo com a classificação das unidades e são definidas em portarias do Ministério da Saúde. "Estas unidades irão ampliar ainda mais o já qualificado atendimento prestado em vários bairros pelos nossos servidores da saúde. Além disso, as obras contribuem para descentralizar o atendimento nas outras unidades", destaca o Prefeito.

Confira as unidades:

Fenavinho

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Fenavinho, localizada na Rua Giovani Signor está em fase de conclusão. O projeto inicial previa a construção utilizando-se material metálico (chapas duplas de aço galvanizado, recheadas de isopor) . Mas agora está sendo erguido em alvenaria, o que garante mais segurança, conforto e qualidade. A nova UBS terá capacidade para atender quatro mil pessoas, oferecendo 450 consultas por mês (uma média de 30 ao dia). Também será oferecido atendimento pré-natal as gestantes de baixo risco, diabéticos e hipertensos. O custo total da obra esta orçado em R$ 378.981,80. Esta unidade contará com uma Equipe de Estratégia da Familia - ESF

Tancredo Neves/ Conceição

As obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Tancredo Neves, localizada na Rua Eloi Secondo, esquina com a Rua Adelaide Basso Pasquali, também estão em andamento. A UBS terá 668,26m². O projeto inicial previa a construção com estruturas metálicas e com paredes constituídas de chapas duplas de aço galvanizado, revestidas de isopor. A nova UBS deverá atender a uma população estimada em sete mil pessoas considerando os moradores dos Bairros Conceição e Tancredo Neves. O custo total da obra esta orçado em R$ 686.647,24. Esta unidade contará com uma Equipe de Estratégia da Familia - ESF.

Zatt/ Ouro Verde A empresa responsável já realiza a preparação do terreno para construção da Unidade de Saúde do Bairro Zatt, localizada na Rua Nelino Domenico Carini. Será a maior de todas, com 726,90m².  A unidade continuará beneficiar uma população estimada em 6 mil pessoas, moradoras dos Bairros Zatt e Ouro Verde. O custo total da obra esta orçado em R$ 905.926,12.Esta unidade, agora em local próprio, foi planejada para futuramente ser realizada a ampliação para duas equipes de ESF.

Vila Nova (Arco Iris)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Arco Iris, com 265,89m², está em fase de construção. Localizada na Rua Amélia B. Ferrari, no Bairro Vila Nova  o custo total da obra esta orçado em R$ 554.446,21. Cerca de 8 mil pessoas deverão ser beneficiadas. Esta unidade contará com uma Equipe de Estratégia da Familia - ESF.

Cohab

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro COHAB de 240,94m², localizada na Rua Teotônio Vilela já esta pronta. Nesta unidade, a prefeitura decidiu finalizar a obra considerando o projeto original, no entanto diversas adequações foram necessárias na construção, tendo em vista a utilização do material metálico (chapas duplas de aço galvanizado, revestidas de isopor). O custo total das adequações foi de R$ 147.002,81. Com a reforma, a UBS da COHAB totalizará um investimento R$ 716.552,19.

Foto: Emanuele Nicola

Legenda: Unidade de Saúde do Tancredo/Conceição