menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Mostra coletiva “Uma nova percepção em Arte” é aberta ao público
22/01/2020 09:44 atualizada em 22/01/2020 10:53

Nesta terça-feira, 21, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura a abertura da mostra coletiva “Uma nova percepção em Arte”. A exposição traz as vivências artísticas das alunas que cursaram a oficina “Entalhe e Pintura em Giz de Cera”, coordenada pelo renomado artista plástico Ivalino Postal, no Ateliê de Pintura da Casa do Artesão e do Artista Plástico, que ocorreu no período de 2018 e 2019.

 

Entre relevos e texturas, a técnica em entalhe permite ao artista plástico trabalhar a madeira com o propósito de dar vida a uma forma. Assim, a exposição compreende mais de 20 de obras com o objetivo de proporcionar uma nova percepção de arte e visão da alma, permitindo ao observador tocar suavemente a obra, sentir o desenho e a sua forma e perceber a técnica do entalhe sobre a madeira.

 

A curadora da mostra, Eliane Magnani, destacou que “a proposta desta nova exposição nos remonta a uma técnica milenar, em baixo relevo, que nos possibilita interagir. Dessa forma, podemos tocá-las, olhar, de sentir se ela é áspera, se é lisa. É uma técnica diferente que aguça os sentidos e as percepções”.

 

A presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (AAPLASG), Ivete Menegotto Todeschini, agradeceu ao Poder Público de abrir o Salão Nobre para as exposições artísticas: “é muito gratificante estarmos aqui com a nossa segunda exposição e juntamente com a Prefeitura de mãos dadas com a Arte. Isso demonstra sensibilidade para o público e para o artista plástico”.

 

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Manes Soares, ressaltou que “valorizar nossos artistas é compartilhar com a comunidade um trabalho contínuo da Cultura. Aqui no Salão Nobre também é um espaço de trocar idéias, de evoluir, de trocar conhecimentos e de desenvolver a Arte produzida em Bento Gonçalves”.

 

O Prefeito em exercício, Rafael Pasqualotto, destacou o seu encantamento com a mostra. “Fiquei maravilhado com as obras desta exposição. Ela nos propõe um olhar diferente, onde nos convida a interagir. Apreciar cada obra nos faz constatar a riqueza que é a sensibilidade de criação do artista plástico. Estar imerso nessa exposição, no coração da cidade, traz, também, um compromisso que o Poder Público tem com o artista e com a Cultura: de sempre estar incentivando a sua Arte”. 

 

Desde novembro de 2019, a Administração Municipal regulamentou o uso do Salão Nobre do Palácio Municipal para exposições. Nesse sentido, o Poder Público municipal tem importante relevância no fomento e incentivo à cultura e da democratização do acesso aos bens e atividades culturais, às artes e à preservação da memória local, bem como, a permanente necessidade de promover a difusão das Artes locais.

 

A exposição coletiva “Uma Nova Percepção Em Arte” segue no Salão Nobre até o dia 04 de fevereiro e pode ser conferida das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

BANCO DE IMAGENS