menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Lideranças do Vale dos Vinhedos promovem encontro com executivo municipal
28/05/2013 11:36 atualizada em 28/05/2013 11:40

Trabalhar juntos. Com esse objetivo a APROVALE - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos e a Associação Comunitária do Vale dos Vinhedos promoveu na noite desta segunda-feira (28) uma reunião-jantar no restaurante Zandonai localizado no Vale dos Vinhos com o Poder Público Municipal. Participaram do encontro, além de moradores, vereadores, empresários, empreendedores e produtores, nove secretários municipais. O vice-prefeito, Mario Gabardo, representou o prefeito Guilherme Pasin, que viajou à Brasília.  

 

Na reunião, coordenada pelo presidente da Aprovale, Juarez Valduga, foi entregue à administração municipal um documento contendo cerca de 30 solicitações que foram elaboradas pelos dirigentes das entidades, associados e líderes comunitários do distrito do Vale dos Vinhedos.  

 

Em seu pronunciamento, Valduga reiterou a intenção de todos na formulação de uma parceria público-privada com vistas ao fortalecimento e ao crescimento sustentável do turismo na região. "São demandas que representam aspirações de grande parte da população do Vale. Queremos trabalhar juntos em busca de soluções", afirmou. O presidente destacou também a necessidade da valorização do produtor rural. "Ele é a garantia da continuidade dos nossos atrativos", concluiu.   O presidente da Associação Comunitária Vale dos Vinhedos, Sadi Lorenzini, disse confiar que a atual administração pública irá atender aos pedidos e que todos estão dispostos a colaborar. "Não queremos apenas exigir, queremos trabalhar juntos. Não queremos mais promessas, queremos um compromisso de que será feito, mesmo que não seja possível tudo agora", disse.  

 

Em nome da administração municipal, o vice-prefeito Mario Gabardo destacou a representação política presente na reunião. "São nove secretários que estão aqui, o que demonstra o respeito e interesse que temos para com a população desta localidade. Viemos não apenas transmitir a esperança, mas a certeza de que trabalhando juntos podermos fazer muito", afirmou. Sobre a proposta de parceira público-privada o vice-prefeito garantiu que o atual governo irá se empenhar para que elas aconteçam. "O governo Pasin se propõe a liderar este processo junto aos governos federais e estaduais", garantiu.   No final do encontro o secretário de governo César Gabardo deu encaminhamento às demandas apresentadas, reconhecendo que algumas poderão ser atendidas imediatamente, mesmo diante da dificuldade financeira que o atual governo enfrenta. "Há demandas que podem ser atendidas com recursos específicos disponíveis nos fundos municipais, por exemplo", disse citando o Fundo Municipal do Meio Ambiente .  

 

Gabardo também reiterou sobre a necessidade de que as lideranças do Vale mantenham um canal de comunicação constante com o subprefeito Volnei Christófoli. "É o subprefeito que deve fazer este papel de articulação e que pode dar encaminhamento às demandas junto aos órgãos do governo central", disse. O secretário de governo também reforçou a necessidade da união de esforços em busca de soluções para necessidades que são de responsabilidade dos governos estadual e federal. "Nunca foi captado nenhuma verba federal para projetos do Vale. Temos um setor de captação de projetos que pode auxiliar nisso", disse.  

 

O que foi pedido:    

- Melhores condições à Rodovia RS 444

- Estrada do Vinho, com concretização do projeto da Ciclovia Vale dos Vinhedos.

- Cessão de área para a implantação e instalação do Museu Brasileiro do Vinho, no Vale dos Vinhedos.

- Colocação de tachões nos acessos às Comunidades e em curvas acentuadas e melhorias na pintura das faixas.

- Manter vigilância na manutenção da RSC 470 e reforçar o pedido de duplicação.

- Melhoria na iluminação pública.

- Implantação de um projeto que contemple belvederes, plano de ajardinamento, com a distribuição gratuita de mudas e flores.

- Instalação de um posto policial e ampliação dos horários da segurança, principalmente em épocas de safra e maior fluxo turístico, mantendo o policiamento integral. 

- Ligação asfáltica Vale dos Vinhedos/Faria Lemos.

- Ligação da Linha Leopoldina com o Bairro Vinosul (Busa), com rua larga e ampla para a realização de futuros eventos da comunidade e dos empresários.

- Melhor conservação e adequação das Via Trento e Rua Basílio Zorzi, acesso norte do Vale dos Vinhedos.

- Melhorias no acesso ao Vale dos Vinhedos pelo Bairro Glória, muito utilizado, principalmente pelos turistas.

- Ampliação dos horários de ônibus.

- Melhorias na infraestrutura dos Postos de Saúde e ampliação dos horários de atendimento, estendendo aos finais de semana e feriados, visando, inclusive, o atendimento ao turista.

- Pavimentação da estrada da comunidade de Santa Lúcia.

- Instalar a subprefeitura em nova sede.

- Equipar convenientemente o Distrito, através da instalação adequada de sua Subprefeitura e de máquinas necessárias e em condições de operação ininterrupta (patrola, retroescavadeira tracionada, caminhão tombeira, carregadeira, trator, viatura leve polivalente).

- Instalar o britador em área adequada e ampliar a sua capacidade de acordo com as necessidades do Distrito.

- Assumir o compromisso de zelar pela preservação da paisagem natural e cultural do Vale dos Vinhedos, Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, coibindo a proliferação de condomínios e loteamentos ilegais/irregulares, priorizando o Plano Diretor, no que diz respeito à ocupação do território de acordo com a sua verdadeira e original vocação - Vitivinicultura e Enogastroturismo.

- Instalação de uma nova central telefônica digital, viabilizando a implantação de fibra ótica, de modo a permitir acesso a Internet e TV a Cabo, entre outras facilidades.

- Melhorias na sinalização turística, especialmente no acesso à cidade e em seu interior e arredores, em especial no acesso via Rua Basílio Zorzi, em parceria com a Aprovale e Secretaria Municipal de Turismo. Melhorias na sinalização da RS 453.

- Realização de um trabalho de conscientização junto à comunidade para melhorias nas questões da separação e escoamento do lixo, controle do mosquito borrachudo (em parceria com Emater, Aprovale e municípios limítrofes) e projeto de ajardinamento.

- Implantação de um projeto de padronização de lixeiras e ampliação dos dias de coleta do lixo e do trajeto feito pela empresa responsável. - Realização de um trabalho de controle do mosquito borrachudo.

- Diminuição do período de intervalo de roçadas realizadas na beira da RS e ao longo da Via Trento. - Manter a RS 444 em boas condições de rodagem, sinalização e limpeza, até Monte Belo do Sul.

- Apoio à manutenção e restauro de casas históricas, capelas e capitéis. Orientação para tombamento e apoio na busca de recursos junto ao Ministério da Cultura.

- Apoio aos agricultores na implantação e conservação de parreirais, açudes e outras culturas que possam incentivar a fixação à terra e região, evitando o êxodo rural.

- Controle adequado da especulação imobiliária e da expansão desordenada de vilas/favelas.

- Agilizar a conclusão da obra da Escola do Ceará para instalação da sede da Associação Comunitária Vale dos Vinhedos.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Carlos Quadros 

ÁUDIOS

BANCO DE IMAGENS