La Sfida - Espumantes – 2017 mobiliza Bento Gonçalves e Região
12/10/2017 08:45

O termo italiano La Sfida significa desafio, duelo, confronto. O La Sfida- Espumantes 2017 é o desafio de vencer e a vivência de competir, pois carrega a essência da força e da coragem pela imersão nos usos e costumes da Região.

De 12 a 15 de outubro, o evento traz quatro dias de atividades nas cidades de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Garibaldi e consiste em corridas matinais em ambientes rurais, com cenários espetaculares, visitas a cantinas e vinícolas, além de cursos de harmonização e degustação de espumantes.

Os 300 participantes chegam a Serra Gaúcha nesta quarta-feira, 12, onde receberão os kits para a corrida.  No dia 13, tudo começa com uma corrida matinal (Corsa) num ambiente rural de natureza exuberante, com direito a merendim*, visitas a vinícolas, ingresso para a festa do espumante brasileiro (Fenachamp), cursos de harmonização e degustação de espumantes e, para finalizar, um brunch** dentro de uma das maiores vinícolas do Vale dos Vinhedos.

As duas provas, Corsa Corta 3 e Corsa Lungra 3 têm percursos diferentes nos municípios. Quem optar pelo Corsa Corta percorrerá ao longo dos três dias de corrida, 24,5km. O Corsa Lunga é destinado a corredores mais experientes e traz percursos de 15,2km, 21,4km e 9,4km, totalizando 46 km entre sexta-feira e domingo. Todas têm largada às 8h. Depois da superação matinal, as recompensas vêm regadas a muito vinho e espumantes e lanches típicos italianos serão servidos após as corridas.

O encerramento das atividades acontecerá no coração do Vale dos Vinhedos no dia 15 de outubro. Cada atleta que concluir as três etapas de cada corrida escolherá como prêmio de participação uma garrafa de vinho ou um espumante

*Merendim é uma refeição típica da Região da Uva e do Vinho. É um ‘café colonial’, ou seja, uma refeição que não tem a finalidade exclusiva de um café da manhã e pode ser degustado a qualquer hora do dia. Tradicionalmente é composto de uma farta mesa de pães variados, cucas, bolos, grostoli, biscoitos, manteiga, geléias de frutas, mel, frutas da época, queijos, salame, copa, etc., com muito vinho, espumantes e suco de uva. E o melhor de tudo é que a maioria dos produtos é artesanal e de produção caseira.

**Brunch é uma refeição de origem britânica que combina o café-da-manhã (breakfast, em inglês) com o almoço (lunch, em inglês). É normalmente realizada aos domingos, feriados ou datas comemorativas, quando toda a família se reúne entre 10 e as 14 horas (por tempo indeterminado) à volta da mesa.

La Sfida - Espumantes 2017

Período: 12 a 15 de outubro

Local: Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Garibaldi

Realização: Multiprom Eventos | Apoio: Bento Convention Bureau e Aproval | Parceria: Prefeituras de Bento Gonçalves, de Garibaldi e Pinto Bandeira e Vinícolas Miolo e Peterlongo