Guardas-Civis participam de aula inaugural do Curso de Formação
18/02/2019 17:40 atualizada em 19/02/2019 08:17

Uma das principais bandeiras da Administração Municipal, a segurança pública iniciou mais uma etapa para a concretização de um projeto que beneficia a população de Bento Gonçalves. Na tarde desta segunda-feira, 18, os 20 agentes participaram da primeira aula do curso de formação, realizada na Fundação Casa das Artes.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin, do palestrante, o secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota, do Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Marcos Vinicius Souza Dutra, secretário Municipal de Segurança, tenente-coronel José Paulo Marinho, diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues, diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança do Estado, tenente-coronel Rogério Stumph Pereira, comandante da Divisão de Ensino, major Álvaro Martinelli, chefe da Divisão de Ensino, major Luiz Henrique Campomar, do coordenador do Curso, capitão Schu, além dos delegados, coordenadores, e representantes de entidades.

Os agentes irão atuar diretamente na prevenção primária à violência e a criminalidade, potencializando presença física, evidenciando a percepção da comunidade e garantindo maior segurança a população.

"Este é um evento histórico para o Município. São 20 jovens que vieram de diversos lugares do Estado para prestarem serviço para a comunidade de Bento Gonçalves na área de segurança pública. O Município, mais uma vez desponta no cenário Estadual a exemplo da saúde, turismo, educação e desenvolvimento. Tenho certeza que esta será a turma mais bem qualificada do Estado do Rio Grande do Sul", salienta o secretário Municipal de Segurança, tenente-coronel José Paulo Marinho.

Bento será o primeiro Município no Estado, cuja formação da Guarda Civil será através da Brigada Militar. O curso terá duração de 776h. Participarão como instrutores, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e Agentes de segurança de outras instituições.

"Vocês passam hoje de aprovados em um concurso público a grande garantidores das nossas vidas. Serão muito bem treinados de forma extremamente profissional e com os melhores e trabalharão dia a dia para ladear esforços junto a Polícia Militar e Civil", afirmou o prefeito Guilherme Pasin.

A formação da Guarda Civil será realizada, por meio do convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante a aula inaugural, o secretário Adjunto de Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota destacou, "a qualidade do curso que a Secretaria de Segurança pretende trazer a cada um é atestada pela experiência de cada pessoa que estará a frente para ensinar cada um de vocês. Portanto, a nossa confiança é também absoluta de que este seja um grande início para a segurança pública do ponto de vista das ações do Município, se tratando não apenas do cidadão bento-gonçalvense, mas também da grande quantidade de turistas que aqui aportam toda semana".

Os encontros serão realizados na sede do Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). A formação contará com aulas práticas de tiro / calibre 12 e pistola, condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências e abordagens.

Fotos: José Martim Estefanon