Festival Teixeirinha - O Coração do Rio Grande
07/08/2013 17:27 atualizada em 08/08/2013 07:59

A Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes apresentaram nesta quinta-feira, 06, o Festival Teixeirinha - O Coração do Rio Grande. A partir do dia 13 de agosto serão exibidos 10 títulos estrelados pelo músico.

Segundo o secretário da Cultura, Jovino Nolasco, o Festival integra a filosofia da Administração Municipal, de democratizar e popularizar a cultura. "Escolhemos para isso, o grande cancioneiro do Rio Grande. Teixeirinha deixou um legado que valoriza as mais caras tradições Gaúchas. Suas músicas e filmes ficaram marcados na memória de todos", destaca.

Entre os títulos de 1970, estão Meu Pobre Coração de Luto, Tropeiro Velho, Gaúcho de Passo Fundo, entre outros. Ao todo, estima-se que as produções protagonizadas por Teixeirinha e sua companheira Mary Terezinha tenham superado 1,5 milhões de espectadores.

De acordo com o coordenador do núcleo de cinema da Fundação, José Martin Estefanon, o festival foi viabilizado através da Fundação Teixeirinha por meio da curadora Betha Teixeira. "Ela se entusiasmou com a ideia de promover a exibição da filmografia de um dos maiores símbolos do Rio Grande do Sul", disse.

As sessões serão realizadas todas as terças-feiras, às 15h, na Casa das Artes. Todos os filmes foram restaurados e digitalizados através da Lei Rouanet e Petrobras.

Os filmes que serão exibidos:

Ela Tornou-se Freira (1972)

Teixeirinha a 7 Provas (1973)

Pobre João (1975)

A Quadrilha do Perna Dura (1976)

Carmem a Cigana (1976)

Na Trilha da Justiça (1977)

Meu Pobre Coração de Luto (1978)

Gaúcho de Passo Fundo (1978)

Tropeiro Velho (1979)

A Filha de Iemanjá (1981)

Tropeiro Velho

A primeira edição acontece na próxima terça-feira, 13, com exibição do filme Tropeiro Velho. O lançamento do Ciclo de Cinema Teixerinha- O Coração do Rio Grande conta com a presença coordenadoras da Fundação Teixeirinha e filhas de Vitor Mateus Teixeira, Márcia e Betha Teixeira.

Quando: 13 de agosto de 2013

Onde: Sala Pública de Cinema - Fundação Casa das Artes