menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Encontro debateu enfrentamento às drogas em Bento Gonçalves
27/08/2014 14:16 atualizada em 28/08/2014 10:48

Mais de 300 profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte, além de representantes das polícias Civil e Militar, Promotoria Pública, Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS/AD) e conselhos municipais se reuniram nesta terça-feira, 26, no Salão Carmenère do Hotel Dall'Onder, durante o 2º Encontro sobre Dependência Química e III Formação do Programa Saúde na Escola de Bento Gonçalves. A promoção foi do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD-BG) e do Programa Saúde na Escola (PSE), com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, e da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Participaram do evento as secretárias de Habitação e Assistência Social, Rosali Fornazier, e de Educação, professora Iraci Luchese Vasques; o coordenador médico da Secretaria de Saúde, Marco Antonio Ebert, o coordenador da 16ª CRE, professor Enio Cecagno, a presidente do COMAD, Adriana Lazzarotto e a coordenadora do Programa Saúde na Família, Karina Paggi, entre outras autoridades.


Falando em nome do prefeito Guilherme Pasin, a secretária Rosali Fornazier, ressaltou a importância do encontro, reafirmando "a responsabilidade do poder público em tratar deste tema e promover ações que visem à prevenção da dependência química, mas também no tratamento e ressocialização daquelas pessoas que vivem essa realidade".   Para a secretária Iraci Luchese Vasques, o evento foi "uma importante oportunidade para os professores adquirirem mais conhecimento e capacitação a fim de conviver com esse problema no dia a dia da escola e utilizarem isso no trabalho pedagógico".


O debate partiu de questionamentos como: Você saberia identificar um adolescente que está usando drogas? Você conhece os serviços de atendimento no enfrentamento às drogas que o município disponibiliza? Para desenvolver o tema foram montadas duas mesas de debate. A primeira foi "Como reconhecer e abordar o adolescente em risco em frente às escolas", que foi integrada pela diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc), delegada Sonia Dall'igna e pelo titular da Delegacia de Polícia Civil de Carlos Barbosa, com mais de 12 anos de trabalho na repressão ao tráfico de drogas em Bento Gonçalves, delegado Leônidas Costa Reis, mediados pela coordenadora do Programa Saúde na Família, Karina Paggi. A segunda mesa teve como tema "Como identificar e articular a rede de enfrentamento às drogas" e teve como debatedores, o promotor público da Infância e da Juventude, Dr. Élcio Resmini de Meneses, a presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Adriana Lazzarotto e a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas, Katia Frizzo, com mediação do integrante do COMAD, pastor Gerson Brum Machado.


Também participaram do encontro o presidente do COMAD de Esteio, Jorge Veiga, o representante do comando do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, capitão Evandro Flores, o coordenador do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves, Lauri Cunico, a titular da Delegacia da Mulher e coordenadora do Policiamento Comunitário - núcleo Polícia Civil, delegada Isabel Pires Trevisan e a secretária adjunta de Juventude, Esporte e Lazer, Patrícia Dal Mas, entre outras autoridades.


Conselho Municipal Antidrogas
E um órgão de assessoramento do governo municipal na formatação e execução das políticas públicas de prevenção e enfrentamento à dependência química, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, mas conta com o apoio das secretarias de Educação, Cultura, Habitação e Assistência Social, Meio Ambiente e Juventude, Esporte e Lazer. O COMAD vem trabalhando na prevenção de uso de bebida alcóolica por adolescentes juntamente com o Ministério Público, a Brigada Militar, o Procon e a Polícia Civil aliado às ações do poder público municipal e da Justiça. Com relação ao trânsito, o conselho é parceiro da Operação Balada Segura, nas abordagens de conscientização com distribuição de material informativo sobre os efeitos da bebida alcoólica na direção de veículos. 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Fernando Santos

BANCO DE IMAGENS