menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Defesa Civil promove curso de formação de gestores
06/08/2013 15:39 atualizada em 07/08/2013 16:33

Iniciou nesta terça-feira, dia 06, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, o Curso de Gestão e Proteção em Defesa Civil. O curso é promovido pela Regional da Defesa Civil Estadual (REDEC 9) e pela Coordenadoria da Defesa Civil de Bento Gonçalves. Cerca de 60 pessoas participam da capacitação que tem por objetivo preparar pessoas para atuar diante de situações de emergência e de calamidade pública no município. Representantes de outros municípios da região também participam.

 

Na abertura do curso o Coronel Henrique Ostaszewski coordenador da REDEC 9 - Caxias do Sul destacou que o treinamento é uma oportunidade de qualificar os servidores e representantes da comunidade para proteção da população, "a Defesa Civil somos todos nós", salientou.  O prefeito Guilherme Pasin agradeceu a adesão de diversos servidores ao curso destacando que "trata-se de um trabalho de extrema responsabilidade, pois estamos falando de vidas", disse ele.  

 

Nos três dias de curso serão abordados temas como: gestão da defesa civil municipal com ênfase na nova legislação federal sobre o assunto (Lei 12608), a nova política nacional de proteção e defesa civil; a instrução normativa 001 que estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública pelos municípios; aspectos legais e organizacionais da implantação das coordenadorias municipais de defesa civil; constituição dos núcleos de defesa civil, formas de captação de recursos junto aos ministérios e outras legislações de defesa civil.  

 

Para o coordenador da defesa civil em Bento Gonçalves, Alcides Ferrerer, o curso realizado de forma inédita no município é uma oportunidade para capacitar e mobilizar as pessoas. "Assim como o curso, estamos promovendo outras ações junto a Defesa Civil em Bento, como os estudos das áreas de risco e a captação de recursos federais para a atividade", salienta.  

 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC- É o órgão responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil, no âmbito do Município e atende pelo fone 0800-6004 678.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Carlos Quadros

ÁUDIOS