menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Chuvas causam transtornos em Bento Gonçalves
23/01/2018 15:01 atualizada em 23/01/2018 15:06

As fortes chuvas que caíram em Bento Gonçalves desde o último domingo causaram alguns danos em estradas do interior e na cidade. No interior algumas vias que haviam sido recuperadas pela Prefeitura durante a Operação Vindima, para o escoamento da safra da uva, foram prejudicadas pela enxurrada. Na zona urbana, em pelo menos dois locais houve registro de danos. O primeiro foi na Rua Fiorelo Bertuol, no Bairro Borgo, na tarde de domingo, 21, onde a tubulação não conseguiu dar conta do volume de água, rompendo o asfalto e parte da calçada.


Imediatamente, o Departamento Municipal de Trânsito isolou a área e a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas compareceu ao local para avaliar o estrago e iniciar o conserto. Ao abrir a vala, foi constatada a ligação de forma indevida de uma canalização particular, o que pode ter causado o dano.


A previsão é de que o reparo ocorra com a maior brevidade possível, uma vez que está prejudicando a única entrada e saída de veículos de um prédio.


Já na tarde desta segunda-feira, 22, um muro de contenção localizado à Rua Aurélio Peruffo, no Bairro Vila Nova, acabou cedendo com o grande volume de chuva, causando estragos na via e num veículo, estacionado ao lado.


Ao chegarem no local, as equipes da Prefeitura constataram que o proprietário havia recebido um Auto de Infração por parte dos fiscais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), expedido em 10 de janeiro, baseado em Auto de Constatação da Defesa Civil, que alegou o risco de queda.


Servidores da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas haviam escorado o mesmo, porém, o proprietário do imóvel removeu as escoras, alegando não conseguir ingressar no terreno com o veículo.


A via está totalmente interditada para tráfego, a não ser para a entrada e a saída dos moradores da quadra afetada. A alternativa para ingresso de veículos leves em direção aos bairros Vila Nova II e Vila Nova III é pela Rua Arlindo Menegotto. Por esta via não é permitido o ingresso de veículos pesados, como caminhões e ônibus. Os usuários doo transporte coletivo urbano deverão se deslocar até a Rua Carlos Dreher Neto para fazer uso do mesmo.


Diante dos fatos ocorridos, a Prefeitura de Bento Gonçalves alerta aos cidadãos para os riscos diante do desrespeito às notificações e vistorias da fiscalização. "Nosso objetivo é sempre auxiliar, prevenir, alertar e dar suporte para que o pior não ocorra. Porém, nem sempre as recomendações e providências são cumpridas e, quando o fato acontece, a responsabilidade pelos danos acaba recaindo sobre o poder público e para toda a coletividade", enfatiza o secretário Municipal de Obras, Jairo Alberici.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Mônica Rachele

BANCO DE IMAGENS