Casa Geisel é revitalizada para se tornar um espaço cultural
11/08/2017 15:15 atualizada em 12/08/2017 13:08

A casa histórica e patrimônio cultural de Bento Gonçalves onde nasceu o ex-presidente do país Ernesto Geisel, que durante anos abrigou secretarias municipais, está sendo revitalizada para se tornar um espaço cultural em memória do líder. A obra é uma parceria entre o 6° Batalhão de Comunicações (BCOM), Hospital Tacchini e a Prefeitura de Bento Gonçalves.

A reforma, que iniciou em junho deste ano, tem como objetivo deixar o espaço funcional. O telhado da residência já foi recuperado e, atualmente, está sendo efetuada a troca do assoalho. Em seguida será restaurado o forro, rede elétrica e executada a pintura da residência.

O 6° BCOM está empregando seu pessoal para efetuar a obra, enquanto o Hospital Tacchini doou todo o material necessário para a recuperação do telhado, retirado de casas demolidas. A Prefeitura é responsável pela confecção do projeto, acompanhamento da execução dos trabalhos e disponibilizará os materiais necessários para recuperação da rede elétrica, forro e pintura.

A restauração da casa faz parte do projeto “Criação da Casa Histórica Presidente Geisel”, viabilizada através de verbas federais por meio do 6° BCOM. O simbolismo que o local tem para o Exército justifica o empenho na revitalização.

De acordo com o coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra, a obra tem extrema importância para o Batalhão. “Recebemos a denominação histórica de "Batalhão Presidente Geisel" em fevereiro de 2016. E, dessa forma, estamos homenageando a figura do governante. A recuperação da residência e sua abertura como espaço cultural permitirá a divulgação de documentos e imagens do Presidente, além de trazer à memória o 1º Batalhão Ferroviário, o 6º Batalhão de Comunicações, o Marechal Rondon e o ex-pracinha bento-gonçalvense, Francisco Pértile”, ressalta.

A previsão para o término da obra é novembro deste ano, entregando para a comunidade um espaço cultural e garantindo a preservação deste patrimônio para o Município.

Memórias de Geisel

Ernesto Beckmann Geisel foi o 21º presidente do Brasil. Nasceu em Bento Gonçalves, em 3 de agosto de 1907, mas teve o ano do seu nascimento alterado para 1908, para atingir a idade máxima para admissão no Colégio Militar em Porto Alegre.

Tomou posse como presidente em março de 1974, aos 66 anos, durante o Regime Militar, após eleições indiretas. Em 15 de março de 1979, entregou o cargo para João Baptista Figueiredo. Faleceu no Rio de Janeiro, dia 12 de setembro de 1996, com 89 anos, vítima de câncer.

Fotos: José Estefanon