Bento sedia curso de capacitação para Conselheiros Tutelares
26/07/2013 11:34 atualizada em 26/07/2013 11:42

Conselheiros Tutelares de mais de 30 municípios da região estão reunidos em Bento Gonçalves para participar de curso de capacitação sobre o processo de implantação da informatização no preenchimento da Ficha do Aluno Infrequente (Ficai Online), nesta sexta-feira, dia 26 de julho. O instrumento agiliza o controle e compartilhamento das informações entre os órgãos competentes sobre a frequência dos alunos.

"Estamos muito orgulhosos de receber este curso de capacitação. Os Conselhos Tutelares são fundamentais para minimizar os problemas existentes e reduzir a evasão escolar", destacou o prefeito Guilherme Pasin na abertura das atividades. A cerimônia também contou com a presença da secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, da secretária de Habitação e Assistência Social, Rosali Fornazier e da coordenadora do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves e da 4ª microrregião da Serra, Solange Balestreri.

A capacitação está sendo ministrada pelo presidente da Associação dos Conselho Tutelares da Serra, Ricardo Muzi da Silva, e pelo vice-presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Rio Grande do Sul, Getúlio Martins Silveira Junior.

Atualmente a ficha é preenchida manualmente na escola e encaminhada ao Conselho Tutelar e Assistência Social. Caso a situação não seja resolvida, é então encaminhada ao Ministério Público.

A ficha, implantada em 1997, reúne diferentes instâncias, como Governo do Estado, Prefeituras, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Conselhos Setoriais e visa acompanhar a situação do aluno infrequente e reduzir a evasão escolar. Com a informatização, não há necessidade de deslocamento de pessoas com os documentos de um lado para o outro. Além do acompanhamento simultâneo, o processo ganha segurança, transparência e uniformização no atuar dos envolvidos.

Foto: Carina Furlanetto

ÁUDIOS